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Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

2 de fevereiro de 2011

Perpetuando abuso e proveito


O maior problema para um ser humano é a questão da sobrevivência, e num sistema monetário esse interesse próprio inerente se traduz numa constante busca por "lucro". Foi provado que essa mentalidade causa muito mais problemas do que benefícios à sociedade, pois a preocupação social vem sempre depois do ganho monetário. Se a indústria de fato "se preocupasse" com a sociedade, colocando o bem estar e os maiores interesses das pessoas como prioridade número um, o sistema monetário não funcionaria, pois toda a orientação da estrutura exige "vantagem diferencial". Em outras palavras, "igualdade" e "integridade" não têm lugar num sistema onde toda a base de sobrevivência tem a ver com competição. Claro, os defensores do sistema lhe dirão que ele cria "incentivo", mas esse incentivo é apenas para ganho monetário e nada mais. Nesse sistema, contribuições significativas à sociedade não são subprodutos do acaso, não a intenção inicial. A corrupção financeira também está sempre presente, sendo que muitas formas são aceitas como "normais" e legais. Ao mesmo tempo, a  guerra é a forma final de estímulo econômico e isso faz da morte e destruição uma coisa positiva àqueles que estão em posições políticas/comerciais para se beneficiarem dela. A guerra é na realidade buscada pela indústria, independentemente de sua desumanidade. Dada esta realidade, a guerra provavelmente nunca acabará enquanto o sistema de lucro existir, enquanto o próprio comportamento humano terá sempre uma propensão abusiva, devido à necessidade de tirar vantagem dos outros para sobreviver.

O sistema de valores humanos é largamente um produto do ambiente. A influência do sistema monetário, bem como as mentalidades inescrupulosas de que ele precisa para ganhar, junto com os valores distorcidos criados pelas agência de publicidade para condicionar as pessoas a comprarem algo, criaram uma cultura de pessoas vãs, egoístas, agressivas e inseguras. Vaidade, ego, inveja e ganância são todos subprodutos do sistema e em se tratando de "promoção" de vendas, o resultado final é mais importante do que os meios. 

Da mesma forma, a motivação competitiva e voltada ao interesse próprio inerente na busca de lucro cria uma indiferença geral para com o bem estar alheio, perpetuando inclinação ao abuso e proveito.

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