"Todos sabemos que ninguém se sente mais seguro, confiante e sábio do que o homem medíocre. A mediocridade se alimenta do padronizado, do fácil, do imediato, do repetitivo, do "autorizado". A ela convém um saber parcial e mínimo. O homem medíocre tornou-se cada vez mais previsível, e por isso foi aos poucos perdendo a liberdade. A massa foi induzida a desejar em bloco, e assim as pessoas deixaram cada vez mais de existir e foram progressivamente transformadas em clientes-consumidores. A "satisfação do cliente" é quase sempre a satisfação — e a perpetuação — da mediocridade."
Humberto Mariotti
"Você é o que você é, intemporalmente, mas para que lhe serve isso, a menos que você saiba disso e aja? Sua tigela, com a qual você pede esmolas, pode ser de ouro puro, mas enquanto você não souber disso, você é paupérrimo. Você deve conhecer seu valor interior, confiar nele e expressá-lo no sacrifício diário do desejo e do medo."
Nisargadatta Maharaj
"Voltar a mente de imediato para a divindade interior, quando na presença de pessoas discordantes, é silenciar os pensamentos ásperos e banir os sentimentos dolorosos. Esse voltar-se frequente para o interior é necessário não só para o crescimento espiritual, mas para autoproteção. Tudo e todos ao nosso redor têm uma poderosa influência sobre nossas mentes, e este é o melhor meio de desapegar-se desse fluxo incessante de sugestões."
Paul Brunton
"Não dispenseis atenção às coisas materiais além do necessário."
Trigueirinho