Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

15 de abril de 2012

Relaxamento e meditação


O relaxamento é um esforço intencional para deixar que o corpo realize o trabalho dele, sem a sua interferência. Você simplesmente se torna ausente. Você deixa o corpo, como se ele estivesse morto, e isto é necessário. Como a vida humana se tornou mais e mais tensa, mais e mais frenética, mais e mais rápida, o sono comum não é suficiente. O relaxamento leva você para um campo mais profundo de sono. Biologicamente, o sono só pode ir até uma certa extensão. mas psicologicamente, o sono pode penetrar muito profundamente. Isto tudo depende de você.

A sociedade, certamente, prepara você para atividade, para ambição, para velocidade, para eficiência. Ela não prepara você para relaxar, e não fazer nada e descansar. Ela condena todos os tipos de descanso e preguiça. Ela condena pessoas que não são loucamente ativas, porque toda a sociedade está loucamente ativa, tentando alcançar algum lugar. Ninguém sabe onde, mas todo mundo está preocupado: "Vá mais depressa!"

Você está indo, não há nenhuma dúvida quanto a isto. Por toda a sua vida você tem ido a algum lugar. Mas, na verdade, você não sabe para onde você está indo. Você chegará a um cemitério, isto é a coisa certa. Mas este é o lugar para onde você não está indo, o lugar para onde ninguém quer ir, mas que no final vai alcançar. O cemitério é o terminal onde todos os trens finalmente param. Se você não tem o ticket para saber aonde vai descer, espere pelo terminal final. E, então, eles dirão: "Desça. Agora o trem não vai mais para lugar nenhum."

A sociedade inteira está orientada para o trabalho. É uma sociedade viciada em trabalho. Ela não quer que você aprenda relaxamento, portanto, desde a primeira infância, ela insere em você idéias anti-relaxamento. 

Eu não estou falando para você relaxar o dia todo. Faça seu trabalho, mas encontre algum tempo para você mesma, e isto pode ser encontrado, somente, no relaxamento. E você se surpreenderá, porque se você puder relaxar por uma hora ou por duas horas em cada vinte e quatro horas, isto lhe dará um discernimento mais profundo dentro de si mesma. Isto mudará seu comportamento direcionado para fora - você ficará mais calma, mais quieta. Isto mudará a qualidade do seu trabalho, ele será mais artístico e mais gracioso. Você estará cometendo menos erros do que você costumava cometer antes, porque agora você está mais inteira, mais centrada. O relaxamento tem poderes miraculosos.

Isto não é preguiça. O homem preguiçoso pode parecer, para quem vê de fora, como se ele não trabalhasse em nada, mas a mente dele está indo tão rápida quanto possível; enquanto o homem relaxado, o corpo dele está relaxado, a mente dele está relaxada, o seu coração está relaxado. Só o relaxamento em todas as três camadas: corpo, mente e coração por duas horas e ele está quase ausente. Nestas duas horas o corpo dele recupera, o coração dele recupera, a inteligência dele recupera, e você verá no seu trabalho toda essa recuperação.

Ele não será um perdedor embora ele não seja mais um frenético; ele não estará desnecessariamente correndo aqui e ali. Ele irá diretamente ao ponto aonde ele quer ir. E ele fará as coisas que são necessárias serem feitas: ele não estará fazendo trivialidades desnecessárias. Ele dirá somente o que é necessário ser dito. As palavras dele se tornarão telegráficas, os movimentos dele se tornarão graciosos, a vida dele se transformará em uma poesia.

O relaxamento pode transformar você em alturas muito belas e esta é uma técnica tão simples. Não há nada demais nisto; somente nos primeiros dias você encontrará dificuldade por causa do hábito antigo. Para quebrar o hábito antigo leva uns poucos dias. 

O relaxamento é apenas o primeiro passo antes de entrar na porta do templo da meditação. Com maior e mais profundo relaxamento, ele se torna meditação. Meditação é o nome do relaxamento mais profundo.

OSHO – The Transmission of the Lamp – Cap.33
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!