O idiota está em você, e da mesma maneira está o gênio. É claro que o idiota é mais poderoso, porque ele tem uma história mais longa, e o gênio é uma voz muito baixa e fraca.
...Adolf Hitler escreve em sua biografia que não importa o que você diz — se está certo ou errado, se é verdadeiro ou falso —, basta que você insista em repetir com convicção. Ninguém se importa com sua racionalidade ou lógica. Quantas pessoas no mundo entendem de lógica e de racionalidade? Simplesmente insista em repetir com força, com ênfase. Essas pessoas estão buscando a convicção, e não a verdade.
...Você está trêmulo por dentro, não sabe o que é esta vida, mas ALGUÉM sabe, e você pode seguir esse alguém. Você é aliviado de um grande fardo de incerteza, e tudo o que é necessário de sua parte é uma crença fanática.
...A crença fanática serve aos dois lados. O líder necessita porque ele próprio É COMO VOCÊ, TRÊMULO POR DENTRO; ele nada sabe. Tudo o que ele sabe é gritar melhor do que você, é ser mais eloquente do que você, é pelo menos FAZER POSE DE QUEM SABE — ele é um bom ator, um hipócrita muito sofisticado. Mas, no fundo, ELE SABE QUE ESTÁ INSEGURO. Ele precisa de muitos seguidores, os quais o ajudarão a SE LIVRAR DO MEDO, os quais o convencerão de que ele sabe.
...O líder está continuamente precisando ser convencido de que ele está certo. Para isso, ele necessita de um número crescente de seguidores comprometidos. E quanto mais fanáticos eles forem, mais convincentes serão para ele. Se eles estiverem dispostos a morrer ou a matar, a ir a uma cruzada, a fazer o Jihad ou ir a uma guerra santa, isso o deixará seguro.
E, de maneira circular, sua certeza convence os seguidores — porque ele fala com mais convicção, fica mais teimoso, fica absolutamente seguro. "Se" e "mas" desaparecem de sua linguagem — tudo o que ele diz é a "verdade". E esse círculo vicioso segue em frente: deixa o líder fanático e os seguidores fanáticos. Essa é a necessidade psicológica de ambos: ambos estão no mesmo barco.
... A multidão acompanhará algum idiota que não se importa para onde ela esteja indo. Você pode estar indo para o inferno, mas ele é o líder — ele está à sua frente. A única qualidade necessária do líder é uma faculdade de avaliar o estado de ânimo da multidão. Isso não é muito difícil, porque a multidão está o tempo todo gritando alto o que ela quer, onde ela quer ir, quais são as suas necessidades. Você precisa estar apenas um pouco alerta e reunir todas essas vozes; então não haverá problema, você estará à frente da multidão.
E insista em prometer tudo o que eles pedirem — ninguém espera que você cumpra promessas; eles estão pedindo apenas para receberem promessas. Quem lhe pediu para cumprir suas promessas?... A memória das pessoas é muito fraca... Não se preocupe; simplesmente continue a fazer promessas cada vez maiores.
... Fanatismo é isto: nunca escute algo contra você. Antes que alguém diga algo, você começa a gritar tão alto que escuta apenas a sua voz. Leia somente o seu livro, escute somente a sua igreja, o seu templo, a sua sinagoga.
O fanatismo é simplesmente uma estratégia para proteger você de suas dúvidas. Mas, embora as dúvidas possam ser protegidas, não podem ser destruídas.
OSHO