Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

27 de julho de 2011

Diálogos com Mooji

SOBRE O DESPERTAR
O que significa estar desperto? É simplesmente estar desperto para a nossa natureza eterna, o nosso ser eterno, compreender que não somos nossos condicionamentos, não entender isto somente intelectualmente ou mentalmente, senão realmente ser um com esta compreensão dentro de nosso coração.

Logo, o que se pode dizer a respeito do despertar é que você não é quem acredita ser, ou quem foi condicionado a acreditar que era, que é: uma determinada pessoa, homem ou mulher, que tem certa educação, certos pais, que acredita em certas coisas, ou tem uma determinada religião, que tem sonhos, que tem recordações e que tem um forte sentido de sua identidade baseada na memória. Todas essas coisas nos dão um certo sentido de quem somos, nosso lugar particular no mundo.

Há algo mais profundo que a personalidade, por trás do ‘eu mental’, que não é nosso ser pensante. A mente é como nosso aspecto pensante ou ser pensante. Mas devido a que somos conscientes de nossos pensamentos deve haver algo mais profundo que a mente pensante. Alguém que está desperto é totalmente um com esta Consciência, que é independente da mente pensante, é um estado puro de ‘Ser’, não é um estado de ‘fazer’, senão um estado de completa consciência. 

A Consciência não pode realmente ser descrita porque todas as descrições, as diferenças e a percepção tem lugar na Consciência. Então, a Consciência não é um objeto, não é uma coisa, não pode ser estudada, porque todo o resto ocorre na Consciência e passa através da Consciência. De fato, seria como pedir a uma nuvem que interprete o céu ou mesmo que muitas nuvens se reúnam para transmitir uma compreensão ou expressar a realidade do céu infinito. Não é possível, porque o céu é permanente e as nuvens não são, vem e vão. Então, se temos um pensamento ou idéias a respeito de quem somos, são como nuvens, não são permanentes, estão mudando constantemente. E há uma verdade dentro de nós que não muda, que não necessita mudar, que está além do que muda ou não muda. É um espaço de equilíbrio perfeito — e não quero usar palavras para nomeá-lo porque não há palavras ali —, é o Ser Perfeito e todos os seres humanos, todos os seres vivos provém deste lugar – da Fonte.

Então despertar significa estar completamente consciente e desperto para essa Verdade. Não como um pensamento, não como uma filosofia, não como uma crença, senão como uma experiência direta. É isso o que se chama Despertar. 

A oportunidade e o desafio para os seres humanos é ir além da identidade condicionada: ‘eu sou o corpo’ e dar-se conta de que: ‘Eu Sou o Ser’. Quando damos este passo e nos damos conta de que: ‘Eu Sou o Ser, Eu Sou o Espírito, eu não sou a forma’, então uma imensa alegria e paz voltam para nós e há uma alegria natural interior e abertura para compartilhar esta compreensão com outros seres.


Eu entendo sua pergunta. Se somos Seres Divinos porque temos que sofrer? Esquecê-Lo por completo? Alguns seres humanos parecem tê-Lo esquecido tão completamente que não tem nenhum interesse, em absoluto. Eu mesmo, em um tempo, não estava interessado em despertar, não me interessavam estes tipos de coisas, tinha outros interesses, porém não nisto. Então, de onde veio este interesse? Então da mesma maneira em que surgiu dentro do meu coração e de alguma forma chegou ao lugar em que se encontra agora que há paz dentro de mim, em meu coração, paz em minha mente, — não é a paz gerada por algo, nem sequer tem uma razão, é simplesmente Paz, alegria, silêncio e espaço. Como isso chegou a alguém tão comum como eu? Por isso vejo que deve ser possível para todos, porque não me sinto mais especial que ninguém.

Alguém pode parecer completamente desinteressado, até mentalmente escuro e sua vida pode mudar, pode chegar a uma plena compreensão ou a um completo despertar dentro de si mesmo. Este é o Milagre, de fato. É uma transformação orgânica, ou um giro, em U, não posso dizer qual é a causa, mas não é que algumas pessoas têm sorte e outras não. Aqueles que sentem que chegou o momento de começar a descobrir, começam a sentir-se diferentes, se sentem atraídos começam a olhar para os livros espirituais já não querem mais livros românticos, querem saber sobre Buda. Se você quer dar-lhe um livro de viagem, não o querem, o que desejam é saber o que disse Buda sobre estas coisas. O que o leva a pensar desta maneira? Não o sabemos, simplesmente esta atração floresce dentro de seu coração e você começa a pensar diferente.

No sonho da vida tem que existir estes opostos: como esquecer e lembrar. Se nunca tivesse sentido ódio ou tristeza, não saberia o que é o amor ou a felicidade. Aprendemos através dos opostos, de alguma maneira.


Então, se estivéssemos, como você disse: "todos despertos e divinos", não saberíamos o que é despertar, não saberíamos o que é a Divindade, não saberíamos absolutamente nada. De fato, no estado Original não sabemos absolutamente nada, porque não há nada mais que saber. Compreende isto? Quando você está completo em sua harmonia natural, você não sabe absolutamente nada, o que há para saber? Qual é a razão para saber algo? Você está em completa alegria. Quando você está feliz não quer saber nada, simplesmente está feliz, não é? Porém, quando você está triste quer saber muitas coisas. Quando estamos num estado de sofrimento e dor, ou algo assim, então surge esta pergunta: Porque devemos sofrer desta maneira? Quando estamos nos divertindo, não nos fazemos esta pergunta, estamos suficientemente contentes para continuar nos divertindo. Porém, quando você sofre, sente dor ou perda, ou tem uma profunda ferida emocional, então surgem estas perguntas: "do que se trata esta vida"’?, "porque estamos aqui’?

Este gosto pela experiência é parte do que poderíamos chamar “a Obra Divina”, porque amamos experimentar, amamos o contraste, amamos também a incerteza da experiência, amamos os altos e os baixos da experiência, amamos tudo isso.

É parte do Jogo e da Obra: o gosto por experimentar.



MUDANÇA GLOBAL
Ao longo da história dos seres humanos, diferentes lugares, diferentes países, diferentes civilizações tem chego ao final de seus mundos. Foram grandes reinos no passado e agora se encontram debaixo da terra, algumas pessoas os estão encontrando, estão agora em museus. Então, esse foi o final de suas civilizações. Porém, às vezes, olhamos e dizemos "meu Deus", não é somente o Oeste, o Leste também está tendo problemas, o Norte está tendo seus problemas, o Oeste está tendo seus problemas, parece ser algo global. E observamos coisas como a mudança climática, que nos vai afetar a todos, você não pode dizer: "O gelo está derretendo na Antártica, porém não importa, nós estamos na Índia". Não, porque todos vamos nos ver afetados, todos estamos sendo afetados.

Os seres humanos, não são os únicos responsáveis por isto. O ser humano não é mais que outra forma de Consciência. É a Consciência quem está fazendo tudo isto, atuando como humanidade, não é a humanidade que está atuando como Consciência. Então, em última instância, a Consciência é responsável por isto. E se move através de ondas, com altos e baixos. Algumas mudanças vão se produzir e é difícil dizer quando e como, estão sendo produzindo agora mesmo. O que esperamos é que devido a esta mudança haverá muitos seres humanos cujas consciências mudaram, que terão que ir mais fundo, e descobrir uma nova forma de vida, uma nova maneira de pensar e de ser. É parte do sonho humano e de sua história esperar uma grande mudança que o ser humano possa realizar por vontade própria, porém não muda por vontade própria, as vezes mudamos devido a calamidade, a crise e a dor, as vezes isto é o que traz mudança e crescimento. Tudo o que podemos fazer é continuar evitando que a consciência humana dirija-se para este lado, porque está orientada para aquele lado, está toda para fora, quer objetos, quer fazer isto, tudo na realidade está deste lado dos olhos. Ninguém olha para este lado, é como se neste lado não houvesse nada e de certa forma é verdade, não há nada, daquele lado, todo. Então, durante um tempo, a viagem e a atração para a consciência humana é ir para fora, e o verdadeiro descobrimento espiritual é ir para dentro. A oportunidade para nós é elevar o nível de nossa consciência, parece ser que a consciência atua desta forma. Porém, não quero criar nenhum tipo de ideia romântica sobre isto. Não espere o 2012 ou o 2014 para mudar, sua mudança é agora, você deve despertar agora.

Nossa verdadeira natureza não é começar na terra e terminar na terra, algo começa na terra e termina na terra, porém, não é o que sou. Somos só turistas aqui, simplesmente de passagem, é uma etapa que nós como Espírito devemos provar, esta parte nos corresponde, provar esta história humana e não esquecer nosso Ser. Este é o grande desafio: provar toda esta diversidade e despertar ela, vendo-a como um sonho. Porém, você deve experimentar isto, não acreditar, deve chegar a saber de verdade, e logo poderá começar a experimentar e desfrutar deste mundo com os olhos de Deus. 


UMA SIMPLES MEDITAÇÃO
Quero introduzir uma forma, uma forma simples para que todos os seres humanos possam, outra vez, começar a sentir seu verdadeiro Ser, isto é possível. Eu estou aqui também para convidar as pessoas a viver esta descoberta, para que possam experimentar o que aprendera, para que possam experimentá-Lo diretamente dentro de si mesmos.

O ser humano pode começar encontrando aquele simples sentido de existência. O sentimento “Eu” ou “Eu Sou” é um grande começo. Simplesmente sentindo este sentido natural, de existência dentro de si mesmo; Permaneça unicamente com esse sentido natural de Ser, aquele que dentro de ti não está fazendo nenhum esforço, simplesmente “Eu Sou”, “Tu És”. 

Permaneça com esta sensação e não se conecte a nenhum outro pensamento, com nenhuma lembrança, nenhuma crença, nenhuma intenção e nenhum desejo. Eles virão, mas você será consciente deles, não se prenda a eles. Não faça nada, não pense: que deveria estar fazendo? Deveria estar repetindo um mantra, deveria estar rezando? Não, não reze, não repita nenhum mantra, não tente fazer ou chegar a lugar algum.

Talvez no começo venham muitos pensamentos ou muito ruído na mente, tudo bem, não significa que esteja mal, permita o ruído estar ali, porém você permanece unicamente na presença, permanece unicamente na sua Presença. E logo, esse sentido de presença será mais forte e seus pensamentos, perguntas e todas essas coisas se afastarão de você e você sentirá unicamente presença. Você não será capaz de descrevê-lo, mas se sentirá como paz, e um sentimento natural de bem-estar; talvez até Alegria, haverá um espaço dentro de você, permaneça nele. E logo, de sete a dez minutos, você pode abrir seus olhos, respirar fundo e continuar sua vida. Faça isso. Pela noite, se você puder, faça-o novamente, durante sete ou dez minutos. Faça disto um hábito. Isto não é uma nova religião, não é uma nova crença, é uma simples meditação.

Se todos no mundo, — não estou esperando, nem sequer desejando — porém se todas as pessoas ou metades das pessoas, ou um quarto das pessoas, ou inclusive se cem pessoas no mundo, fizessem isto, uma grande beleza chegaria a este mundo. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!