Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

15 de julho de 2011

A necessidade de meditação dinâmica

Pensador

A meditação não é algo árduo ou difícil, porém, a mente ocidental, inclusive a mente oriental, que tem sido completamente oprimida pela ideologia ocidental, observar a mente não é uma tarefa difícil.

Se tem feito tanta besteira na mente, que simplesmente ao observá-lá, você pode acabar louco.

Ela é um filme que tem princípio porém não tem fim.

Você pode estar observando-a dia após dia, ano após ano, a mente sempre está disposta a proporcionar novas imagens, novos sonhos. Por isso, eu desenvolvi algumas ferramentas de presença silenciosa como o Vipassana, Dinâmica, Kundalini e outras. Eu desenvolvi ferramentas para lhe ajudar a entrar em catarse, para se desfazer do lixo, em vez de perder tempo observando-a.

Você pode se desfazer dela por meio do Latihan, — (método espiritual) — muito formoso, porém não é uma meditação; é somente uma lavagem, e isso, também, pode se fazer melhor com a Meditação Dinâmica do que com o Latihan, porque o Latihan contém alguns perigos, que eu tenho eliminado da meditação.

No Latihan, algumas vezes, as pessoas acabam loucas, porque não podem parar.

Se trata de um método indonésio que na década dos cinquenta, teve muito êxito na Europa e América. No oriente nunca teve sucesso, porque no Oriente especialmente na Indonésia, por ser um país atrasado, não há nenhuma catarse que fazer!

O homem que inventou o Latihan se chama Bapak Subuh; batizou sua filosofia com o nome de Subud. Pegou a palavra "subud" de "Buda" que significa "o grande despertar". Porém o Latihan não pode

proporcionar esse grande despertar. Esteve na moda por um tempo no Ocidente e logo desapareceu completamente, porque muitas pessoas que o praticavam acabaram num hospital mental, pela simples razão de que o processo não chegava ao seu final. Uma vez que você começa o Latihan, o processo de catarse lhe supera, segue e segue e você não sabe o que fazer. Você acaba quase sem controle.

Mas eu dividi a Meditação Dinâmica em diferentes fases. O Latihan deve se fazer sozinho; a Meditação Dinâmica deve se fazer sob supervisão. Mais tarde, quando você a aprendeu, pode fazê-la sozinho. Seguindo as instruções, cada dez minutos, muda o processo. Assim você sempre tem o controle. Nunca é feito demasiadamente para se obter o controle total.

Estas ferramentas são necessárias para limpar o lixo que tem produzido o cristianismo e para levar você à um estado de naturalidade, de simplicidade, e a partir daí, o único caminho é o testemunhar, o que Buda chamou de Vipassana. Vipassana significa: "olhando para". Se você quer fazer Vipassana, ou qualquer meditação silenciosa, a Meditação Dinâmica é absolutamente essencial, porque o cristianismo tem envenenado sua mente e há que se extrair esse veneno. Para extraí-lo, você tem que ficar completamente louco; se não o fizer, a loucura permanecerá dentro de você e não lhe permitirá aprofundar-se numa meditação que consiste em estar em silêncio, observando, presenciando.

Assim que, fazer a meditação Dinâmica, correr, nadar, porque quando você se sente completamente esgotado, quando sente uma necessidade intrínseca de descansar, você está livre do cristianismo. Então, você poderá se sentar em silêncio, poderá observar sua mente, ainda que não se afastará muito dela. Você terá se desfeito de quase noventa e nove por cento dela. Pode ser que alguns pedaços soltos se aferrem por serem tão velhos que tenham se mantido apegados... Simplesmente, os observe... Observar é o processo que faz o desapego dessas pequenas partes que ficam aqui e ali na mente. Quando, finalmente, elas também desaparecem, você já não tem uma mente, você tem um imenso céu aberto. Essa é a explosão e essa explosão o levará à Satchitanand, — (derradeira felicidade) — a verdade, a consciência, a benção.

Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!