Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

30 de julho de 2011

A utopia das palavras do não-lugar


Nesta semana, dizia um amigo meu — e com toda razão — que vivo num estado de utopia. Tentando me alertar, trouxe-me um dvd sobre esse assunto e disse-me ainda sobre o significado da palavra utopia: "não-lugar". Deixou clara a sua preocupação comigo por achar que não vivo dentro daquilo a qual ele tem por real. Pois bem, na realidade, faço parte desta minoria abençoada por essa necessidade de transcendência de si mesmo. Vivo a grande utopia de fazer ascender a realidade de uma chama num coração que pensa e de um cérebro que sente o qual, através da limitação das palavras tenta expressar aos outros a beleza manifesta por esse coração em chamas, quando em momentos de profunda presença em solidão. Essa é a grande utopia capaz de estabelecer a comunhão do encontro de todos os caminhos no não-lugar, onde não mais existem caminhos nem buscas; encontro esse, só acessível aqueles que se permitiram a demolição de tudo aquilo que tinham por realidade.

Nelson Jonas R. de Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!