Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

6 de julho de 2011

Como eu posso ajudar meus filhos a serem sábios?

A função de um pai ou uma mãe é ótima, porque eles estão trazendo um novo hóspede para o mundo – que não sabe nada, mas que traz consigo algum potencial. E a menos que esse potencial cresça, ele permanecerá infeliz.

Nenhum pai ou mãe gosta de pensar que seus filhos permanecem infelizes; eles querem que sejam felizes. A questão é que o pensamento deles está errado. Eles pensam que se tornarem-se doutores, se tornarem professores, engenheiros, cientistas, então eles serão felizes. Eles não sabem! Eles somente serão felizes se tornarem-se o que eles vieram para ser. Ele somente podem se tornar a semente que estão carregando dentro de si mesmos.

Portanto, ajude de toda maneira possível para proporcionar liberdade, para dar oportunidades. Geralmente, se uma criança pergunta qualquer coisa à mãe, sem nem mesmo escutar a criança, ao que ela está dizendo, a mãe simplesmente diz não.

“Não” é uma palavra autoritária; “sim” não é. Desse modo nem pai nem mãe ou qualquer outra pessoa que está em autoridade que dizer sim – para qualquer coisa comum. A criança quer brincar fora da casa: “Não!” A criança que sair enquanto está chovendo lá fora e quer dançar na chuva: “Não! Você vai pegar um resfriado.”

Um resfriado não é um câncer, mas a criança que foi impedida de dançar na chuva, e que nunca mais pôde dançar novamente, perdeu algo formidável, algo realmente bonito. O resfriado poderia ter valido a pena – e não é como se necessariamente ela fosse pegar um resfriado.

Na verdade, quanto mais você protegê-la, mais ela se tornará vulnerável. Quanto mais você a permitir, mais ela se tornará imune. Os pais precisam aprender a dizer sim. Em noventa e nove por cento das vezes que eles geralmente dizem não, não é senão somente para mostrar autoridade.

Todo mundo não pode se tornar o presidente de um país, não pode ter autoridade sobre milhões de pessoas. Mas todo mundo pode se tornar um marido, pode ter autoridade sobre sua esposa; toda esposa pode se tornar uma mãe, pode ter autoridade sobre o filho; todo filho pode ter um ursinho, e ter autoridade sobre o ursinho...chutá-lo de um canto a outro, dar uns bons tapas, tapas que ele realmente queria estar dando na mãe ou no pai. E o pobre ursinho não tem ninguém abaixo dele.

Isto é uma sociedade autoritária. O que eu estou dizendo é que criando crianças que tenham liberdade, que tenham ouvido “sim” e que raramente tenham ouvido “não”, a sociedade autoritária desaparecerá. Nós teremos uma sociedade mais humanitária.

Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!