Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

5 de setembro de 2011

O segredo da iluminação

Entre o bem e o mal

Sabe qual é o segredo da iluminação? Não sabe? Pois bem, vou lhe falar: o segredo é que, desde a mais tenra idade fomos educados sistematicamente a fazer o constante uso do pronome pessoal “eu”. Já reparou como não conseguimos nos comunicar sem o constante uso deste pronome, pronome este que cria toda identificação separatista, que cria e mantém a identificação com nossa irreal natureza e que nos mantém assim, totalmente desconhecidos de nossa real natureza, de nosso real estado de ser? Estamos sempre fazendo o indevido uso desse pronome pessoal “eu” em nossas conversas diárias: “eu” estou com fome, “eu” estou com frio, “eu” tenho medo, “eu” estou triste, “eu” tenho sono, e por aí vai. Essa forma auto-centrada de comunicação, é uma ilusão: a mente é que criou a idéia desse “eu”. Não acredite no que lhe digo, faça você mesmo a experiência. Experimente retirar este “eu” destas frases e veja o que sobra... O frio, a fome, o sono, o medo, a tristeza ou qualquer dessas coisas acontece a mente e ao corpo e não a sua real natureza. Compreendeu?
Esse é o segredo: não há “eu”, nem na mente nem no corpo, foi o pensamento que inventou isso. Se aprendemos a ver essa ilusão, como ela pode permanecer nos enganando? Esse “eu” é só uma crença a ser desmascarada e, sem a máscara, sem as imagens, onde está o “eu”?
Aceite ser natural... Não invente nada em cima disso. Veja que não há necessidade de um “eu” tomando parte em limitadas decisões. Perceba, constate como tudo acontece como tem de acontecer, e que, sem a interferência desse “eu”, no final, tudo está certo no lugar onde está. Isso cria uma confiança total. Aqui, não há mais nada a fazer ou com que se preocupar, pois tudo o que precisa vir, virá, e, o que tiver que acontecer, acontecerá... É assim em toda parte, mas, é a ilusão de um “alguém” no controle que cria os problemas ilusórios. Deixe a Vida ser o que é, desfrute do que é... Ame o que é...
Coisas boas ou ruins não passam de interpretações mentais: nada é bom ou ruim, apenas a vida é o que é, e tudo que chega vai embora... Tudo que aparece desaparece. Tudo é provisório, é passageiro... Portanto, não se agarre a nada... Fique só com “Aquilo” que não veio e que não vai... Tudo está passando... Tudo vai acabar... Seja bom ou ruim, não importa... O Ser jamais passa e Sua realidade é liberdade e paz. Viver aqui é SER onde nem céu e inferno mais importa.
Seja feliz, deixando de ser o que você pensa, para ser o que você é. Você não pode Ser algo diferente disso, e isso é simples se o pensamento não entra. Veja, não podemos dar nada, apenas lembrar isso a todos. A lembrança chegou e não mais foi embora, tudo é uma grande bobagem. Isso aqui é uma piada Divina: não há nada de especial na lembrança de nossa verdadeira natureza; fazemos um alarde disso tudo, mas é só novamente voltar a ser criança, esquecer tudo o que é não natural, tudo aquilo que recebemos, sem que pedíssemos, esquecer toda doação psicológica de terceiros... Soltar isso, para Ser só Ser... Esse é o segredo da iluminação, esse é o segredo de uma existência repleta de Vida, de uma vida de autenticidade, de unicidade, unicidade esta que proporciona autonomia psicológica, que proporciona, a verdadeira liberdade do espírito humano. Portanto, desfrute no Ser que lhe faz ser.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!