Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

19 de maio de 2012

Filme - Por que Lutamos?


Diretor: Eugene Jarecki
Produção: Roy Ackerman, Hans Robert Eisenhauer, Nick Fraser, Eugene Jarecki, Alessandra Meyer, Susannah Shipman. 
Música  Original: Robert Miller 
Efeitos Visuais: Brian Scott Benson, Tony Lee, Melinda Shopsin, Tamara Shopsin. 
Elenco: Dwight D. Eisenhower, John S.D. Eisenhower, Susan Eisenhowe, Donna Ellington, Dennis Hastert, Saddam Hussein, Chalmers Johnson, Lyndon Johnson, John F. Kennedy, Ayatollah Khomeini, John McCain, Richard Nixon, Colin Powell, Ronald Reagan, Condoleezza Rice, Donald Rumsfeld, Joseph Stalin.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Sundance Film Festival de 2005, Por que Lutamos? proporciona uma visão reveladora sobre como a América tem se preparado para a batalha e o que os obriga tão frequentemente a travar guerras ao redor do mundo.

Produzido em meio à segunda guerra do Iraque, Razões para a Guerra do cineasta Eugene Jarecki é uma agressiva análise das forças que alimentam a máquina militar norte-americana por mais de meio século e suas consequências globais. O filme começa com o discurso de despedida do presidente Dwight D. Eisenhower em 1961, no qual ele alertou os norte-americanos quanto ao crescimento do poder do "complexo industrial militar."

Expandindo a partir da advertência de Eisenhower, Jarecki conta ainda com entrevistas de soldados norte-americanos, oficiais do governo, informantes militares, empregados da área de Defesa, congressistas, acadêmicos, iraquianos e muitos outros que fornecem análises pessoais, políticas e econômicas sobre os últimos 50 anos da expansão militar dos Estados Unidos, guerras e intervenções. O que surge é um retrato esclarecedor e arrepiante de como os interesses políticos, corporativos e militares se tornaram progressivamente ligados através do negócio que é uma guerra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!