Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

11 de maio de 2012

Sistemas de Crenças

 Sistemas de Crenças - A chave para o crescimento pessoal
Nós caminhamos através de nossas vidas vestidos em nossas crenças. Crenças sobre a natureza da realidade, crenças religiosas, falsas moralidades e crenças supostamente "científicas" estão por toda parte em torno de nós e em nossas próprias mentes. Nossas crenças são tanto uma parte de nós que nós nem sequer as notamos. E, no entanto, um número enorme dessas crenças são falsas e improváveis. Como Mark Twain certa vez escreveu:

"Na religião e na política as crenças e convicções das pessoas estão quase em todos os casos em segunda-mão, e sem exame, por parte das autoridades que não examinam as questões em causa, mas as têm levado em segunda-mão dos outros."
As crenças programadas para nós acabamos por induzir (estragar?) nossas vidas. Quantas crenças são instaladas em nossas mentes por nossos pais? Quantas pela religião? Quantas pelo sistema escolar e  a sociedade em geral? É assim que queremos viver?

A razão que eu trago é que em minha experiência, perceber e liberar minhas próprias falsas crenças foi uma das chaves para atingir a auto-aperfeiçoamento e um maior nível de felicidade. Nossas crenças e generalizações sobre o nosso ambiente moldam nossas vidas, e nossas crenças sobre nós mesmos podem nos controlar absolutamente. Tornamo-nos prisioneiros de nossas próprias mentes.

Talvez as crenças mais prejudiciais e insidiosas são nossas crenças sobre nós mesmos: Nossa identidade. Montamos uma lista de atributos e as colocamos em nós mesmos como rótulos. "Eu sou um piloto, pai, anglicano, republicano, colecionador de selos, etc." Ou alguma outra lista ridícula.

Ou, pior ainda, "Eu não sou bom com as mulheres, eu não entendo de matemática, eu sou preguiçoso, eu nunca vou ser bem sucedido, eu não sou bom em negócios, não posso." E assim por diante ...

Ao rotular a nós mesmos, nos prendemos e estagnamos.

Identificar-nos dessa forma negativa é o que nos impede de crescer.

Dou um exemplo: Minhas habilidades com as mulheres não eram particularmente boas em meus anos de universidade. Na verdade, eram uma droga para ser mais direto. Mas eu trabalhei nisso, aprendi sobre relacionamentos, estudei biologia evolutiva, saí e tentei coisas novas e, finalmente, encontrei-me fazendo muito bem com o sexo oposto e me senti confortável fazendo isso. Sem projetar uma persona falsa para "convencer" outras pessoas para se tornarem atraídos para mim.

Se eu tivesse me definido como "não bom com as mulheres" coisa que tinha se transformado em uma crença que ficou comigo como uma erupção cutânea, eu teria ficado onde estava, nunca alcançando qualquer nível de habilidade no namoro, relacionamentos ou qualquer outra coisa relacionada para namoro. Certamente, minhas chances de encontrar uma verdadeira alma gêmea  teria sido nula.

O crescimento pessoal depende do desapego de suas próprias crenças limitantes e experimentando coisas novas até encontrar uma boa estratégia para o auto-aperfeiçoamento em qualquer área de sua vida.

Um benefício colateral disso é que ele permite que você se aproxime de seu eu verdadeiro e interior. É uma viagem espiritual.

Aqui está um exercício útil: Dê uma olhada em algumas uma das crenças que você tem. As anote. Em seguida, as questione. Como você sabe o que você sabe? Dê uma olhada dentro e veja. Passe algumas horas, se você tiver.

Eu comecei a fazer isso alguns anos atrás, quando eu encontrei alguém que me desafiou a mudar para melhorar a minha vida, ao invés de esperar para ganhar na loteria ou esperar para a mulher "ideal" cair no meu colo.

Eventualmente, eu percebi claramente que muitas das crenças que eu tinha, muitas das crenças foram criadas, como muitas das crenças que eu carregava comigo como bagagem por anos, eram 100% falsas!
Esse foi o começo de um despertar. Então, as coisas realmente começaram a melhorar na minha vida. De todas as maneiras possíveis.

Parafraseando Mark Twain, acreditar em falsidades é uma doença mental.

Enviado por rcunha29@yahoo.com.br em Date: Fri, 11 May 2012 08:17:56 -0700
Fonte: http://life-sucks.org/i-hate-life
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!