Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

11 de maio de 2012

Existem pessoas prontas para explodir espiritualmente?


P: Existem pessoas a seu redor que estão para explodir num futuro bem próximo?

Osho: Você me perguntou também se as pessoas estão a meu redor estão caminhando para a explosão (espiritual). Sim, elas estão caminhando em direção à explosão. Do contrário, não poderiam permanecer comigo por muito tempo, não poderiam continuar comigo. Assim, aqueles que são incapazes de chegar a mim vão embora por si mesmos ou crio situações para que eles se vão, Com eles, nada pode ser feito. Permito que permaneçam comigo, que continuem comigo, apenas aqueles que estão caminhando para a explosão, apenas aqueles cuja compreensão está se aprofundando, aqueles que estão se tornando mais alerta e acordados.  É claro que p caminho é árduo e existem muitas ciladas. A pessoa anda um passo para a frente e então cai dois para trás; isso acontece diariamente. O caminho não é contínuo; é um zigue-zague. Não está em um plano; é um caminho íngreme. Assim, algumas vezes, você chega ao mesmo ponto — em um plano insignificantemente mais alto. 

Permito que estejam perto de mim apenas aqueles em que vejo possibilidades, potencialidades. Do contrário, crio situações para que eles vão embora por si mesmos. É muito fácil criar situações para alguém ir embora. É mais difícil criar situações para alguém ficar. Todos estão prontos para ir embora, porque vir para o centro é a aventura mais árdua. E, comigo, eles estão sempre lutando; não podem ficar na periferia. Suas mentes tentam fazer todos os esforços possíveis para permanecer na periferia, mas eles podem ficar comigo apenas quando estão prosseguindo em direção ao centro. 

Quando você está comigo, continua na periferia e eu continuo no centro. Todo o processo entre você e mim é igual à luta que acontece dentro de cada um de vocês. Sei ser permanece no centro e seu ego na periferia; assim, existe luta e tensão. Do mesmo modo, quando você vem a mim, você se torna a periferia e eu o centro — e a mesma luta se inicia. 

Mas estar comigo auxilia de muitos modos. Se você puder continuar comigo por algum tempo, será capaz de permanecer em seu centro mais facilmente. O fenômeno que ocorre entre nós é o mesmo que está acontecendo dentro de cada indivíduo. Não há nenhuma diferença. Quando falo com você, falo como se você estivesse em seu centro. E quando você está comigo, é como se estivesse em seu centro. Um dia, quando você explodir em seu centro, saberá que é assim, mas antes disso é impossível sabê-lo. Antes disso, terá apenas de confiar em mim. 

Quando você chegar ao seu centro, saberá que não esteve vivendo comigo, que esteve vivendo com o reflexo de seu próprio centro. Mas saberá disso só mais tarde, quando passar por isso. A explosão acontecerá; todos são potencialmente capazes. Se você esconder a si mesmo, isso é outra coisa; mas do contrário — se não esconder a si mesmo, se não for um inimigo de si mesmo — será tão capaz quanto qualquer Buda. E a explosão acontecerá...

OSHO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!