Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

7 de maio de 2012

Mundos particulares

 

Heráclito disse:
Os homens são tão desatentos e descuidados,
em seus momentos de vigília,
com o que se passa à volta deles
quanto o são durante o sono.
Tolos, embora ouçam
são como surdos;
a eles aplica-se o adágio
de que, mesmo quando presentes,
eles estão ausentes.
A pessoa não deve agir ou falar
como se estivesse dormindo.
Os que estão acordados têm um mundo em comum;
os que dormem têm cada um o seu mundo particular.
O que quer que vejamos quando acordados é morte,
quando dormimos, são sonhos.
Heráclito menciona o problema mais profundo dos seres humanos: eles dormem profundamente mesmo quando estão acordados. Você dorme enquanto dorme, mas dorme também quando está acordado.

O que significa isso? — porque é isso que Buda diz, é isso que Jesus diz e é isso também que Heráclito diz. Você parece bem acordado, mas isso é só o que parece; lá no fundo o sono continua.

Mesmo neste exato momento, você está sonhando interiormente. Centenas de pensamentos em curso e você não tem consciência do que está acontecendo, não está consciente do que está fazendo nem está consciente de quem é.

Você anda por aí como um sonâmbulo. Você já deve ter conhecido alguém que anda e faz coisas enquanto dorme e depois volta para a cama. Existe uma doença chamada sonambulismo. Muitas pessoas se levantam à noite da cama; com os olhos abertos, elas andam por aí!

Conseguem andar, conseguem encontrar a porta. Vão até a cozinha, comem alguma coisa; então voltam e se deitam novamente na cama. E se você perguntar a elas pela manhã, não saberão que fizeram tudo isso. No máximo, se tentarem se lembrar, verão que nessa noite tiveram um sonho em que acordaram e foram até a cozinha. Mas foi, no máximo, um sonho; mesmo isso é difícil de lembrar.

Muitas pessoas cometeram crimes; nos tribunais, muitos assassinos dizem que não sabem de nada, que não se lembram de ter feito tal coisa. Não que estejam tentando enganar a todos — não! Agora os psicanalistas descobriram que essas pessoas não estão mentindo, não estão tentando enganar ninguém; elas estão falando a pura verdade.

De fato cometeram um assassinato — quando estavam totalmente adormecidas fizeram isso — como se fosse num sonho. Esse sono é mais profundo do que o sono normal. É como estar embriagado: você consegue andar um pouco, consegue fazer alguma coisa, pode estar meio consciente também — mas está bêbado. Não sabe muito bem o que está acontecendo.

O que você fez no passado? Será que consegue se lembrar? Sabe dizer por que fez o que fez? O que aconteceu com você? Você estava absolutamente consciente quando tudo aconteceu? Você se apaixona e não sabe por quê; fica com raiva sem saber por quê.

Você encontra desculpas, é claro; racionaliza o que quer que tenha feito — mas racionalização não é consciência. Consciência significa que, o que quer que esteja acontecendo no momento, você está plenamente ciente de tudo; você está presente.

Se você estiver presente quando surgir a raiva, a raiva some. Ela só toma conta de você se estiver dormindo profundamente.

Quando você está presente, uma transformação imediata se dá no seu ser, pois, quando você está presente, alerta, muitas coisas simplesmente não são possíveis. Tudo o que é chamado de pecado fica impossível se você está consciente.

Portanto, na verdade, só existe um pecado: a inconsciência.
Osho, em "Consciência: A Chave Para Viver Em Equilíbrio"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!