Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de maio de 2012

Missa Solemnis: de Beethoven à Ramana Maharshi


Jamais esquecerei a maravilhosa mensagem que Ramana Maharshi me enviou pelos lábios de um amigo indiano (ele nunca escrevia cartas). Foi alguns anos antes de sua morte. Meu amigo estava visitando seu asham  em preparação para uma viagem ao Ocidente, aonde estava sendo enciado em missão pelo governo. Há muito tempo eu estava sem contato com a administração do ashram e não havia a menor probabilidade de eu ver o santo outra vez. O visitante mencionou a Maharshi sua intenção de se encontrar comigo: haveria alguma mensagem da qual ele poderia ser portador? "Sim" disse Maharshi, "Quando o coração fala ao coração o que há para dizer?" Não sei se ele tinha consciência da existência de Beethoven no distante mundo da música ocidental, mas tenho certeza de que não poderia ter conhecimento de que a dedicatória da Missa Solemnis fosse "Que o coração possa falar ao coração". Essa é uma obra cuja rara execução me comove até o fundo quando a ouço, tão reverente, tão sublime ela é. Poucas pessoas sabem que o próprio Beethoven considerava a Missa a sua maior composição. Por certo é sua composição mais espiritual, uma perfeita expressão da ligação entre o homem e Deus. 

Paul Brunton
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!