Por: Michael James
No fim da mesma mensagem que eu citei no meu post anterior, 'Putting it all together', a pessoa que escreveu, trouxe um questionamento adicional:'Você não irá provavelmente me responder, mas perguntarei de qualquer forma... Você obteve a Auto Realização, Iluminação através de seus contatos e conhecimentos?'
Em minha resposta eu escrevi:
'Sobre sua questão se eu alcançei a 'Auto Realização' ou 'iluminação', a resposta simples é que como um indivíduo, Eu certamente não alcançei nada. No entanto, como aspirantes espirituais, nosso objetivo não é alcançar a 'auto realização' como pessoa, mas descobrir que não somos a pessoa que imaginamos agora ser, mas que somos apenas o eu infinito e real, que é a absoluta consciência de ser, e que não conhece nada além de si mesmo.
A pessoa que imaginamos ser agora, não pode nunca atingir a 'auto realização' ou a 'iluminação'. Tudo o que, como pessoas podemos fazer é voltar nossa atenção para dentro de nós mesmos, em direção a nossa consciência básica de existir ou ser, 'Eu Sou', e portanto dissolver nossa mente ou falsa consciência individual na perfeita lucidez da verdadeira consciência de Si.
Em outras palavras, 'auto realização' não é um estado que possa ser obtido por uma pessoa, mas é a absoluta lucidez na qual cessamos de existir como pessoas individuais.Verdeiro autoconhecimento é a experiência completamente não dual e pura da imaculada lembrança de Si, em que não existe espaço para o surgimento de qualquer pensamento, tal como: 'Eu alcançei a auto realização ou iluminação', ou para que qualquer outra pessoa ou mente pudesse ter tal pensamento.
O questionamento acerca de alguma pessoa ter alcançado a 'auto realização' é verdadeiramente sem sentido e inútil. A idéia ou crença de que uma pessoa alcançou a 'auto realização' é apenas um pensamento, e portanto é produto de nossa ignorância acerca de quem somos— um conceito ou imaginação que não tem qualquer relação com a realidade. Ademais, porque deveríamos estar preocupados com o estado espiritual de outra pessoa? Nosso único objetivo deveria ser o conhecimento de nossa realidade, e quando conhecermos a realidade do nosso Ser, descobriremos que a 'auto realização' ou perfeito conhecimento de si é o que efetivamente somos, e nada mais além disso.
Tendo em vista que nós mesmos somos o verdadeiro auto conhecimento, porque deveríamos imaginar que vemos este auto conhecimento em qualquer outra pessoa? Só podemos vivenciar o auto conhecimento em nós mesmos, e não podemos nunca descobrir ou conhecer verdadeiramente este estado em qualquer outra pessoa.'''