Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de maio de 2012

Não finja ser diferente do que é - Parte II


Não é somente indesejável, por causa dos outros, que um homem se ocupe de um serviço espiritual de maneira prematura, sem estar purificado, mas é por certo perigoso para o seu próprio bem-estar. A única determinação autêntica para o serviço espiritual, se não vem de um mestre, tem de vir de dentro do Eu Superior do indivíduo. Se vem do ego, trata-se de uma intrusão desnecessária na vida de outras pessoas, que pouco bem lhes fará, por melhor que seja a intenção. É inútil que qualquer indivíduo que tenha complicado a própria vida comece a corrigir a vida dos outros. É arrogante e impertinente que qualquer indivíduo se ponha a aperfeiçoar a humanidade, quando ele próprio, lamentavelmente, precisa de aperfeiçoamento. O tempo e a força que ele se propõe a dar nesse serviço serão mais bem empregados nele próprio. Misturar-se com o processo natural da vida de outros homens, estando ele nessas condições, é pescar em águas turbulentas e fazer-se de tolo. Somente quando ele já tiver bom controle sobre si mesmo haverá pelo menos uma possibilidade de prestar um verdadeiro serviço. O homem cuja própria vida interior e exterior está repleta de fracasso não deve zombar do ensinamento, tagarelando constantemente sobre seu desejo de servir à humanidade. Esse serviço deve começar primeiro no ponto mais próximo, isto é, no seu próprio eu. Se ele puder conservar seus  motivos realmente puros e evitar que seu ego seja envolvido, poderá encontrar uma maneira de prestar serviço. Mas poucos homens podem fazê-lo. 

Devo deixar bem clara a diferença que existe entre ajudar as pessoas e agradá-las... Só ajudamos quando elevamos a mente do homem um grau acima, não quando confirmamos seu estado atual, "agradando-o". Ajudar é auxiliar o progresso de um homem; agradar é permitir que seus grulhões o escravizem. Aquele que procura tem de viver primeiro para o seu próprio desenvolvimento e, segundo, para o desenvolvimento da sociedade. Só quando tiver conseguido a consumação desse desenvolvimemto, poderá inverter os papéis. Se, no seu entusiasmo inicial, ele se tornar um reformador ou missionário mais do que uma pessoa que procura, irá tropeçar nos dedos dos próprios pés.

Paul Brunton

PS - Clique aqui para ler a parte I
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!