Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de maio de 2012

Filme - O Operário


Título Ortiginal: The Machinist
Título no Brasil: O Operário
País de Origem: Espanha
Ano: 2004
Colorido
Tempo: 102 minutos
Produção e Direção: Brad Anderson
Roteiro: Scott Kosar
Elenco original: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, John Sharian, Aitana Sánchez-Gijón, Michael Ironside
Gênero: suspense
Idioma original: inglês

The Machinist (também conhecido como El Maquinista; Br: O Operário, Pt: O Maquinista) é um longa psicológico, que estreou em 2004. O filme foi escrito por Scott Kosar, dirigido por Brad Anderson e estrelado por Christian Bale.

É o retrato de um personagem, Reznik, perturbado pela culpa e por um passado que o assombra. Durante o filme ele procura saber o motivo pelo qual tem perdido tanto peso e porque não consegue dormir direito, para chegar em um final surpreendente. É clara a influência da obra de Dostoiévski neste filme, assim como as inúmeras referências aos seus livros. Crime e Castigo aparece como uma placa durante a visita de Reznik ao brinquedo do trem fantasma, e o tema da culpa é abordado extensivamente durante o filme. Podemos ver o protagonista lendo O Idiota durante seus surtos de insônia. A criança epiléptica é uma referência também ao protagonista de O Idiota, assim como ao próprio Dostoiévski. Referências a Irmãos Karamazov também aparecem, como Ivan, personagem que lembra muito Ivan Karamazov na conversa com o diabo durante seu sonho. Alguns desses detalhes aparecem na entrevista com o diretor que acompanha o DVD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!