Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

10 de janeiro de 2012

Constatações sobre a prática da quietude mental


Enquanto identificados com o ego, somos totalmente impotentes diante da rebeldia mental com seus mais estranhos e desconexos pensamentos que insistem em proliferar num ritmo por vezes alucinante, o qual nos mantém num estado de transe sonambúlico que nos impossibilita a manifestação de um estado de absorção interna que é Consciência Pura.

Contra esse incessante fluxo mental, não adianta qualquer tipo de esforço, tensão ou violência. O que se pode fazer é manter-se como uma testemunha, como um espectador impessoal, do habitual, involuntário e irrequieto fluxo mental.

É natural, durante esta prática de testemunho impessoal, a mente apresentar pensamentos que questionem a praticidade e objetividade desta prática meditativa diante daquilo que ela imagina ser a realidade da vida, dessa vida caótica, destituída de períodos de ócio, intimidade, na qual ela se vê profundamente enredada. Diante disso, torna-se impossível encontrar a origem através da qual, a mente, de forma inconsciente, funciona. 
NJRO 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!