A iluminação é importante; nos liberta de todas as ilusões e enganos. Falar ou escrever a respeito da iluminação antes de realizá-la se mostra problemático, senão pura loucura, já que nossas ilusões e enganos se encontram presentes. Bem, agora, paradoxalmente, a menos que falemos ou escrivamos sobre a iluminação, não chegaremos a saber que é possível nem poderemos estar motivados para realizá-la. Esta é a incomoda posição em que se encontra a escritora deste livro. O leitor fará bem em reconhecer o mesmo incomodo ao ler a obra.
Tendo em conta a dificuldade inerente, poderíamos dizer inclusive evidente impossibilidade, de definir ou descobrir com precisão a iluminação, Mariana Caplan tem efetuado um trabalho sutil de ir rodeando o assunto, iluminando-o por diversos ângulos, ao mesmo tempo que se apóia livremente na sabedoria e na necessidade de outros.
Alcançar a iluminação é uma questão de despojar-se de velhas peles. É um processo em que podemos nos centrar; em sânscrito é denominado sâdhana, que significa prática espiritual: a compreensão e eliminação progressiva de nossas ilusões e enganos, assim como de todas as emoções dolorosas que lhes acompanham. Pensar ou falar de iluminação é útil somente quando nos estimula a empreender uma disciplina espiritual, a qual exige um compromisso para toda vida. Espero que este livro anime aos leitores a dar passos concretos para a iluminação e que faça com que seus passos habituais tenham maior sentido e determinação. Que todas as nossas escolhas sejam auspiciosas.
Georg Feuerstein
Fundador e Presidente do
Centro para a Investigação e Educação em Yoga
Georg Feuerstein é editor das revistas Yoga Journal, Inner Directions & Intuition, e é autor de trinta livros , entre os quais se acha o premiado Shambhala Encyclopedia of Yoga; outros livros seus são: Teachings of Yoga; Tantra: The Art os Ecstasy e The Yoga Tradition.
Fonte: Prefácio do Livro: A Mitad de Camino - La Falácia de la Iluminación Prematura - Mariana Caplan - Editorial Kairós