Pergunta a Osho:
Osho: testemunho, percepção, meditação de repente parecem ser ideias distantes e estéreis de um adulto, diante da inundação de adoração selvagem e infantil que me preenche enquanto estou ouvindo você falar sobre Jesus. Meu "eu" adulto diz: "Cuidado, não se delicie na indulgência, na sentimentalidade sonolenta - isto é apenas a mente, o condicionamento infantil, cristão". Mas o menino de 7 anos, impulsivo, barulhento, tem vontade de mostrar a língua para o buscador espiritual sério de 28 anos. Qual é o meu verdadeiro eu?
Osho: Nenhum dos dois - mas o que está observando os dois, aquele que fez a pergunta. Você não tem 7 anos de idade, nem 70. A idade é irrelevante para você, a idade não lhe pertence. Você é eterno - nem a criança, nem o jovem, nem o velho.
Volte sempre para a testemunha, vá cada vez mais fundo no testemunhar. Não deixe nenhuma outra identificação se assentar: seja a da criança, seja a do adulto - não. Todas as identificações são aprisionamentos.
Liberdade total não permite identificação; liberdade total é a não identificação com cada uma e todas as coisas. Um dia, quando todas as identificações forem quebradas e caírem - como queda de roupas - e você estiver absolutamente nu em sua liberdade, então vai saber quem é.
Vocês são deuses exilados. Somente através do testemunhar você poderá se lembrar de quem você é. Então, todas as misérias desaparecem, toda a pobreza desaparece. Você é o próprio reino de Deus.
Osho, em "Palavras de Fogo: Reflexões Sobre Jesus de Nazaré"