Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

28 de fevereiro de 2012

Chegou sem avisar…

Às vezes, uma visita inesperada traz mais aborrecimentos do que momentos agradáveis porque somos pegos desprevenidos. Mesmo assim, abrimos a porta de nossa casa, convidamos a se sentar e oferecemos o que temos disponível: um cafezinho com bolachas.

Na mercearia perto de casa, enquanto eu comprava uns recheios de sanduíche, uma senhorinha idosa e que mora sozinha, pediu dois pacotinhos de patê e comentou:

    Uma velha amiga foi me visitar ontem. Eu só tinha um saquinho deste patê. Fiz e servi. Ela comeu quase tudo.

    Bom... e agora a senhora está comprando dois... ela vai visitá-la novamente? Emendei em tom amistoso.

Ela me respondeu, brava e severamente:
    Tomara que não!

A gratificação em acolher um visitante na própria casa estaria se extinguindo? Estará extinta a faculdade de compartilhar a companhia de uma visita inesperada, em conversa despretensiosa, entremeada de bem-querer indizível?

Fomos muito mal acostumados em oferecer, apenas, para quem supomos obter algo em troca, enquanto negamos a oferta para quem tem dela precisão. Construímos nossas personalidades através desta troca de moedas falsas.

Fomos mal habituados em tecer conjecturas sobre os aspectos de caráter malicioso que podemos inferir de um gesto ao invés de favorecermos a compreensão em considerações mais amorosas. Fica impossível entremear com o mínimo de benquerença qualquer relação quando estamos tomados por conjecturas sobre, tão somente, aspectos práticos e egóicos.

Enquanto prevalecer o pragmatismo em nós, ser-nos-á negada a apreensão do significado inusitado da frase:

“Àquele que tem será acrescentado e terá em abundância, mas àquele que não tem, mesmo o pouco que tem lhe será tomado”.

Pragmáticos, tenderemos a nos incapacitar a cada dia que envelhecemos... tenderemos a envelhecer incapacitados... incapacitados em comungar de uma conversa simplória, regada a cafezinho com bolachas.

LibaN RaaCh
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!