Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

24 de fevereiro de 2012

Como encontrar o propósito da vida?


Como você encontra alguma coisa? Pondo o coração e a mente nela. Deve haver interesse e recordação constantes. Recordar o que necessita ser recordado é o segredo do êxito. Chega-se a ele mediante a seriedade... A tenacidade de propósito e a honestidade na busca o levarão a sua meta... Primeiro dê o primeiro passo. Todas as bençãos vêm de dentro. Já conhece o "eu sou". Esteja com ele todo o tempo que possa até que volte a ele espontaneamente. Não há caminho mais fácil... O último propósito é alcançar a fonte da vida e da consciência... A seriedade é a única condição para o êxito. 

(...)

A verdadeira felicidade não se pode encontrar nas coisas que mudam e passam. O prazer e a dor se alternam inexoravelmente. A felicidade procede do ser. Encontre seu ser real e tudo chegará com ele... Você é o ser aqui e agora. Deixe a mente tranquila, seja consciente e desapegado e você compreenderá que permanecer alerta mas destacado, observando como os fatos vão e vêm, é um aspecto de sua verdadeira natureza. 

Esteja alerta. Investigue, observe, pergunte, aprenda tudo quanto possa sobre a confusão, como funciona, qual é o efeito em você e nos demais. Vendo claramente a confusão, você se libertará dela... As reações emocionais nascidas da ignorância ou da inadvertência nunca são justificadas. Busque uma mente clara e um coração limpo. Tudo que necessita é permanecer tranquilamente alerta, investigando a natureza real de si mesmo. Este é o único caminho para a paz... Vigie seus pensamentos, sentimentos, palavras e atos. Isso clareará sua visão... Tem que ser testemunha de si mesmo, continuamente, em particular de sua mente, momento a momento, sem perder nada. Este testemunhar é essencial para a separação entre o ser e o não-ser... Os apegos estão na mente e não o deixarão até que conheça sua mente por dentro e por fora. Primeiro o começo, conheça-se a si mesmo, tudo além virá por acréscimo... Vá para seu interior e descubra o que você não é. Nada mais importa!

Sri Nisargadatta Maharaj - Eu Sou Aquilo - Ed. Advaita
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!