Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

8 de fevereiro de 2012

Morrer e meditação


Se você soubesse que iria morrer dentro de alguns dias, imediatamente este mundo – o dinheiro, o banco, o negócio, isso e aquilo – se tornaria inútil. Tudo não passaria de um sonho, e você já estaria despertando.

Quando alguém sabe que vai morrer dentro de um certo período – de uma maneira, a pessoa já está morta e começa a pensar sobre o futuro -, a meditação é possível. Quando uma pessoa sabe que irá morrer, espontaneamente abandonará muito lixo e imediatamente toda a sua visão será transformada.

Se você precisar partir amanhã, começará a fazer as malas e não se preocupará mais com este quarto de hotel. Na verdade, você já não estará aqui e arrumará suas malas e suas coisas pensando na jornada.

O mesmo acontece com uma pessoa quando lhe dizem que ela irá morrer, que a morte é certa e que não poderá ser evitada, e que ela não deveria perder tempo; agora o momento decisivo chegou, e ela já desperdiçou muita vida. Imediatamente a pessoa volta as costas para o mundo e começa a espreitar a escuridão do futuro.

Naquele momento, se você lhe falar sobre meditação, ela ficará com vontade de praticá-la - e essa poderá ser uma das maiores dádivas.

Osho, em "Osho Todos os Dias"
Publicado no blog palavras de Osho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!