Se você soubesse que iria morrer dentro de alguns dias, imediatamente este mundo – o dinheiro, o banco, o negócio, isso e aquilo – se tornaria inútil. Tudo não passaria de um sonho, e você já estaria despertando.
Quando alguém sabe que vai morrer dentro de um certo período – de uma maneira, a pessoa já está morta e começa a pensar sobre o futuro -, a meditação é possível. Quando uma pessoa sabe que irá morrer, espontaneamente abandonará muito lixo e imediatamente toda a sua visão será transformada.
Se você precisar partir amanhã, começará a fazer as malas e não se preocupará mais com este quarto de hotel. Na verdade, você já não estará aqui e arrumará suas malas e suas coisas pensando na jornada.
O mesmo acontece com uma pessoa quando lhe dizem que ela irá morrer, que a morte é certa e que não poderá ser evitada, e que ela não deveria perder tempo; agora o momento decisivo chegou, e ela já desperdiçou muita vida. Imediatamente a pessoa volta as costas para o mundo e começa a espreitar a escuridão do futuro.
Naquele momento, se você lhe falar sobre meditação, ela ficará com vontade de praticá-la - e essa poderá ser uma das maiores dádivas.
Osho, em "Osho Todos os Dias"
Publicado no blog palavras de Osho