Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

20 de fevereiro de 2012

Quando o Sonho Termina


Um jovem diz, “Tudo que alcancei está perdido. Surge uma tremenda tristeza e não posso perceber o final dela – ou ela não tem fim?”

Muitos devem sentir ciúmes de você. Saber que tudo fracassou é o princípio de uma nova jornada. Saber que “Tudo que alcancei está perdido” é o princípio de uma nova busca por algo que não pode ser perdido. Quando a pessoa está totalmente desiludida com o mundo e todos seus sucessos, só então a pessoa se torna espiritual.

Você pode ainda não estar cônscio disso. Mas alguma coisa está acontecendo. Uma nova alegria está surgindo por atrás da cortina de tristeza – a alegria de uma nova busca, de uma nova aventura, de uma nova vida, de uma nova maneira de ser.

"Não posso perceber o final dela – ou ela não tem fim?” Há um princípio da mente e há um fim da mente, há um princípio do ego e há um fim do ego, mas não há princípio para você e nenhum fim para você. E não há nenhum princípio para o mistério da existência e nenhum fim para você. É um processo continuo. Mistérios sobre mistérios estão esperando por você, daí a emoção e o êxtase.

Sinta o êxtase de que não existe fim para a vida, que quando você alcança um pico, de repente, outro pico começa a lhe desafiar – um mais alto, mais árduo de escalar, mais perigoso de alcançar. E quando você chegar no outro pico, haverá um outro pico; picos sobre picos. É um eterno Himalaia da vida.

Basta pensar no ponto que você chegou, e agora nada mais resta. Você estará então completamente entediado; então somente o tédio será seu destino! E a vida não é tediosa, ela é uma dança. Vida não é tédio, é uma exultação, uma exuberância.

Muitas coisas vão acontecer, e muitas coisas irão sempre estar para acontecer. O mistério nunca termina, não pode terminar. Eis porque é chamado de mistério, ele não pode ser conhecido. Ele nunca se tornará um conhecimento, por isso é chamado de um mistério; alguma coisa nele é eternamente ilusória. E essa é toda a alegria da vida. O grande esplendor da vida é que ele lhe mantém eternamente engajado, buscando, explorando. Vida é exploração, vida é aventura.

Êxtase é nossa própria natureza; não ser extasiado é simplesmente desnecessário. Ser extasiado é natural, espontâneo. Não precisa de nenhum esforço para ser extasiado, precisa de grande esforço para ser miserável. Eis porque você parece tão cansado, porque a miséria é realmente um trabalho árduo; para mantê-la é realmente difícil porque você está fazendo algo contra a natureza. Você está indo contra a corrente – eis o que a miséria é.

E o que é alegria? Fluindo com o rio – tanto que a distinção entre você e o rio simplesmente desaparece. Você é o rio. Como isso pode ser difícil? Para fluir com o rio não é necessário nadar; você simplesmente flutua com o rio e o ele lhe leva para o oceano. O rio já está indo para o oceano.

A vida é um rio. Não a empurre e você não será miserável.

Osho, extraído de: The Book of Wisdom
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!