Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

19 de fevereiro de 2012

Tenha um coração


Público: Tenho experienciado dor no meu peito em graus variados por alguns anos. Ela desaparece quando amo, quando me dissolvo...

Osho: Isso não é físico; certamente tem a ver com relaxamento, dissolução total, esquecer completamente de si mesmo. Nesses momentos isso desaparece, então certamente não é físico. Você precisa aprender a dar mais amor. Esse não é um problema somente seu; é o problema de todos em graus variados.

Todo mundo quer ser amado; esse é um começo errado.

Começa porque a criança, a criança pequena, não pode amar, não dizer coisa alguma, não pode fazer nada; pode apenas obter. A experiência de amor de uma pequena criança é de obter: da mãe, do pai, dos irmãos, irmãs, dos hóspedes, dos estranhos – mas sempre obtendo. Assim a primeira experiência que se estabelece profundamente em seu inconsciente é de que ela precisa conseguir amor.

Mas o problema surge porque todo mundo já foi uma criança e todos possuem o mesmo anseio para conseguir amor; ninguém nasce de nenhuma outra maneira. Então todos pedem, “dêem-nos amor”, e não há ninguém para dar porque a outra pessoa também foi criada do mesmo jeito.

Precisamos estar alerta e cônscio que apenas um incidente do nascimento não deve permanecer um estado predominante de sua mente.

Ao invés de pedir, “Dêem-nos amor”, comece a dar amor. Esqueça sobre obter, simplesmente dê – e lhe garanto, você irá conseguir muito.

Não é para você pensar em conseguir. Você não deve nem mesmo indiretamente, pelo lado, observar se você o está obtendo ou não. Isso será suficiente para causar uma perturbação. Você simplesmente dá, porque dar amor é tão bonito que obter amor não é tão grande assim. Esse é um dos segredos.

Dar amor é a experiência realmente bonita, porque assim você é um imperador. Obter amor é uma experiência muito pequena e é a experiência de um mendigo. Não seja um mendigo. Pelo menos no que se refere ao amor, seja um imperador, porque essa é uma qualidade inexaurível em você. Você pode continuar dando tanto quanto você queira. Não se preocupe que isso irá se esgotar, que um dia você subitamente descobrirá, “Meu Deus! Não tenho mais amor para dar”.

Amor não é uma quantidade; é uma qualidade, e uma qualidade de uma certa categoria que cresce pelo dar e morre se você o retém. Se você for miserável com isso, ele morre. Então realmente seja um perdulário. Não importa para quem – essa é realmente a idéia de uma mente miserável: Darei amor a certas pessoas com certas qualidades. Você não compreende que você tem tanto... você é uma nuvem carregada de chuva.

A nuvem carregada não se importa aonde ela irá chover – sobre as rochas, nos jardins, no oceano – isso não importa. Ela quer descarregar a si própria. E essa descarga é um tremendo alívio.

Então o primeiro segredo é: Não peça por isso e não espere, achando que você irá dá se alguém lhe pedir. Dê logo!

Basta dar o seu amor para qualquer um – um estranho. Não é uma questão de que você tem que dá algo muito valioso, apenas uma mão amiga e isso será suficiente. Em vinte e quatro horas, o que quer que você faça deve ser feito com amor e a dor em seu coração irá desaparecer. E porque você será tão amoroso, as pessoas lhe amarão. Isso é uma lei natural. Você consegue o que você dá. Na verdade você consegue mais do que você dá.

Aprenda a dar e você encontrará tantas pessoas que nunca olharam para você sendo amáveis para com você, pessoas que nunca antes lhe deram atenção. Seu problema é que você possui um coração cheio de amor, mas você tem sido avarento, o amor tornou-se um fardo em sue coração. Ao invés de fazer o coração florescer você o mantém guardado, assim uma vez ou outra, quando você está num momento de amor você o sente desaparecendo. Mas porque um momento? Porque não todo momento?

Não é nem mesmo uma questão de um ser vivente. Você pode tocar nessa cadeira com uma mão amorosa. A coisa depende de você, não do objeto.

Então você irá encontrar um grande relaxamento e um grande desaparecimento de seu eu – o qual é um fardo – e uma dissolução no todo.

Isso certamente é uma doença, no sentido literal da palavra: é uma doença. Isso não é uma doença, então nenhum médico pode ajudá-lo. Isso é simplesmente um estado tenso de seu coração que apenas quer dar mais e mais. Talvez você tenha mais amor do que outras pessoas, talvez você seja mais afortunado, e você está fazendo de sua fortuna uma grande miséria para você mesmo. Compartilhe- a, sem se importar para quem você está dando.

Apenas dê, e você encontrará uma tremenda paz e silêncio. Isso se tornará sua meditação.

A pessoa pode vir para a meditação através de muitas direções; talvez essa seja sua direção.

Osho, Extraído de: Beyond Psychology
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!