Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

10 de janeiro de 2012

Homem, conhece-te a ti mesmo!


Antes de começarmos a estudar para seguir uma profissão, seria mais sábio, estudarmos a nós mesmos. "Eu próprio!" Esse é o nosso eterno problema. Nosso dever primário é investigarmos o eu antes de tentarmos dominá-lo. Poderíamos então, compreender melhor como levar a cabo a nossa tarefa.
(...)
Nossa educação nos ensinou um pouco acerca de tudo, porém, pouco a nosso respeito. Se houvesse nos ensinado e treinado para compreender o eu, poderíamos todos estar vivendo hoje com mentes serenas e rostos risonhos, ao invés da torturante ansiedade e testas carrancudas que se estampam por toda parte. 

Se o homem é um mistério para si próprio, ele é um mistério que pode ser resolvido. A maior façanha do homem não será construir uma ponte mais cumprida ou voar mais rapidamente pelo espaço, mas, conhecer-se a si mesmo. 

O método mais exato para chegar à verdadeira natureza do eu, é seguir o processo de eliminação, isto é, distinguir entre o eu e o não eu. 

Paul Brunton
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!