Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

26 de março de 2012

Carta resposta para um amigo no deserto


Estimado amigo "X": Paz e bem!

Antes de mais nada, é preciso sempre ter em mente que tudo, mas tudo mesmo, é só por agora, que tudo, mas tudo mesmo, também passará!

Você está atravessando o seu grande deserto e agora, se encontra muito próximo do que é conhecido como "A noite escura da alma" ou, como diziam os antigos padres do deserto, a vivência do "demônio do meio dia"... Este é o demônio da meia vida, o demônio que fica num Portal e que tenta impedir sua entrada numa nova maneira de ser e estar na vida de relação. Por mais duro que pareça ser o seu momento, aqui, é preciso ter isso em mente e seguir viagem, feito solitário peregrino. É nesse deserto que toda forma de dependência emocional nos é apresentada, onde nos deparamos com essa tendência neurótica de querer agradar à todos, de ser bem quisto, de receber a condicionada — e quase sempre interesseira — aprovação de todos. É nesse momento que vamos descobrir se queremos de fato seguir nosso coração ou continuar aceitando que os outros controlem as batidas e direção do mesmo. É nesse momento de deserto que somos testados para ver se vamos dar o amor a nós mesmos ou se vamos continuar insanamente esperando amor daqueles que não fazem a menor idéia do que seja a realidade do amor. É no deserto que vamos aprender a nos pegar no colo, a nos proteger de modo saudável, a não fugir de nós mesmos, a nos aceitar, a nos amar para, depois, pelo conhecimento direto do Amor, distribuir amor sem a velha doença de esperar em troca. Neste momento de deserto, o olhar e a espera com relação ao comportamento do outro, em nada pode nos ajudar. É como numa UTI, onde toda atenção deve estar sobre nós mesmos, sobre nossos pensamentos, sentimentos e emoções, observando tudo, sem se permitir qualquer forma de irrefletida e compulsiva reação. É nesse momento deserto que os adultos são distinguidos dos adolescentes. O preço de entrada, de fato, é bastante doloroso e é por isso que a grande maioria da humanidade, nunca escolhe pelo caminho no qual este deserto se apresenta; não é atoa que vemos tantos adultos, adulterados e adulterantes. É neste deserto que percebemos que não somos nada daquilo que vemos, sentimos ou experienciamos, que na realidade, nossa natureza é essa consciência que a tudo vê, sente e experimenta. Neste deserto, não podemos trair o que nos pede o coração e é preciso ser absurdamente forte para resistir as falas obsessivas e desconexas criadas pela imatura mente tagarela. Caro, estimado e corajoso amigo: eu lhe incentivo para ficar com você, abraçar você, honrar você, ouvir você, mas não o "você" que você pensa ser, mas sim o verdadeiro você que é esse que vê toda essa insanidade, seja interna como externa.

Tenha em mente que, num mundo que é todo ego, em que todos estão doentes, todo aquele que se aproxima da saúde mental e emocional, será sempre mal visto em seu tempo. Sempre foi assim e parece que sempre será. Neste doloroso período de deserto, precisamos ligar o "fodômetro" quanto ao que os outros possam pensar ou dizer sobre nós. Fique com você, ouvindo o melhor de você, essa parte de você que escolhe pela saúde, pelo amor, pela felicidade, pela liberdade, que escolhe pelo discernimento que aponta para a amorosidade. Se preciso for, se assim a vida lhe apresentar, que fique só, no ostracismo, mas, de modo algum, opte pelo auto-abandono, de forma alguma opte pelo velho modo de ser e estar no mundo. Lembre-se que o coro dos contentes, de modo algum, sabe o que é amor e liberdade. Deixe que esse velho modo de ser e estar no mundo caia feito folha seca de outono; não é preciso fazer nada, é só continuar ai, sentado, testemunhando... Sei que a mente vai pedir sempre por ação, que vai lhe comparar com o modo de vida dos outros ao seu redor, mas tenha em mente que, todos aqueles que vivem na mente, que desconhecem seu ritmo próprio, logicamente vão lhe incentivar — e por momentos obrigar — a tomar qualquer tipo de ação, mesmo que irrefletida... O mundo não suporta homens silenciosos, homens que se permitem o questionamento e a meditação... Todos temem um homem senhor de seus pensamentos e emoções...  É no deserto que deixamos de ser "Maria vai com as outras", que deixamos de ser "gado marcado", massa de manobra, ou, como no filme Matrix, uma simples "pilha descartável" à serviço da manutenção de um sistema profundamente desumano. 

Meu querido e estimado amigo e irmão: nadamos muito até aqui; não se permita, morrer na praia. Como dizia Osho: "Deixe que o velho homem morra"... Deixe que um novo homem, ressuscitado pela ação direta do Amor, traga seu perfume ao mundo. Você, agora, é um botão de flor, prestes a se abrir ao mundo. O mundo, mais do que nunca, necessita de seu diferenciado perfume. Daqui deste lado, de coração, honro sua coragem e seu empenho na busca da descoberta da sua mensagem, única e intransferível, cuja grande massa de "homens cópias", de forma inconsciente, ansiosamente, espera. 

Em vista disso é que lhe incentivo: Força e avante! No sagrado exercício da paciência, siga seu coração! E lembre-se: isso também passará!

Seu sempre amigo e irmão, 

Nelson Jonas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!