Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

22 de março de 2012

A mente lúcida

Os nossos cérebros têm amontoado uma quantidade imensa de velhos objetos, que não são propriamente propriedade de um antiquário, mas peças indiscriminadamente armazenadas em prateleiras desorganizadas e empoeiradas de um ferro-velho.

Os resquícios do passado aglomeram-se, confundem-se e fortalecem-se em colisões contínuas, fruto do pensamento caótico e desordenado. Toda esta atividade embota os sentidos, inviabilizando a percepção da vida no seu contínuo fluir, e da sua beleza própria.

Se queremos uma mente lúcida, aberta ao mundo, à integridade, é fundamental proceder à “limpeza” do cérebro, e de todos os condicionamentos e pensamentos obnubiladores. É essencial entender que a liberdade, a não-dependência, é o único meio de aceder ao Todo, e que a purificação do cérebro não poderá nunca ser obra de práticas dominadas pelo esforço com a sua consequência óbvia, que é o mecanismo do recalcamento.

José Maria Alves
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!