Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

23 de março de 2012

A difícil arte de vivenciar o deserto - parte II


No deserto, há um profundo estado de ansia por completude, por conexão com algo que traga uma resposta capaz de silenciar o estado de tensão gerada por tamanha ânsia. É como uma incapacidade de estar dentro do corpo, uma extrema necessidade de sair de dentro de si mesmo, de dentro do congestionado fluxo de vozes mentais e seus resultantes sentimentos. A inquietude toma conta o corpo todo, começando pela mente, pelo cérebro. Os pensamentos são desconexos, sem realidade, não seguindo nenhum raciocínio lógico. A "outrite" — o desfoque pelo comportamento alheio — é quase que uma constante. A ânsia pede pela busca de respostas em livros, sites, blogues, vídeos, filmes, frases, e-mails, nos quais entramos por várias e várias vezes no decorrer do dia — o que pelo menos é um grande avanço diante da anterior entrega aos já superados vícios comportamentais.

Se há o fechar dos olhos para a meditação, em questão de minutos, a mesma tende a dar lugar para o estado de letargia que provoca a dispersão pelo sono. Por mais que se tente o silenciar da mente, o mesmo não ocorre e o seu desordenado fluxo é tão rápido que torna quase que impossível o seu acompanhamento. 

No estado de deserto, há uma profunda falta de sentido e direção, a qual acaba impulsionando ao isolamento de pessoas cujas falas não tragam em si, o interesse pelo questionamento e pela busca de real sentido e direção. Há também, por vezes, uma intensificação da presença de um "zumbido mental", seguido após momentos de ataque cerrado por parte do conteúdo acelerado da mente. Nestes momentos, a prática da escrita parece servir de ancora, uma espécie de fio terra que impede a identificação com o conteúdo mental e com a consumação de atividades que, uma vez feitas, por não saber lidar com o resultado das mesmas, tornam-se fatores agravantes para a proliferação do conflituoso conteúdo mental.

Essa imperiosa necessidade de resposta interna que se apresenta nos momentos de deserto, impede a motivação para qualquer tipo de atividade externa que não aponte para a resolução de tal resposta, capaz de por fim ao silencioso conflito interno. Nesses momentos, falar sobre paz, felicidade, liberdade e amor seria uma profunda leviandade.

Na experiência do deserto, ocorre também um forte impulso para o encontro com alguém que se identifique, que também comungue dos mesmos sentimentos, necessidades e impulsos pela busca de respostas, para através desse encontro, através da fala, quem sabe ser possível remediar o sofrimento causado por tal inquietude. No entanto, ao mesmo tempo, já encontra-se também instalada a consciência de que remediar é um retorno em ré para o médio conhecido, o que é totalmente incoerente com a necessidade que se apresenta: um avanço para o estado de silêncio e bem-estar interior.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!