Consciência em ação
O homem que dorme não pode ser total em nada. Você está comendo, mas não é total ao comer; está pensando em mil coisas, está sonhando com mil coisas, e tudo o que está fazendo é se empanturrar mecanicamente.
Você pode estar fazendo amor com sua mulher ou com seu marido e não estar totalmente ali presente. Pode estar pensando em outra mulher, fazendo amor com sua esposa e pensando em alguma outra mulher.
Ou pode estar pensando no supermercado, no preço das coisas que você quer comprar, ou no carro, na casa, em mil coisas diferentes - e você está fazendo amor mecanicamente.
Seja total em seus atos, e se for total você terá de ficar consciente; ninguém pode ser total sem estar consciente. Ser total significa não pensar em outra coisa.
Se estiver comendo, simplesmente coma; você está totalmente aqui agora. O ato de comer é tudo: você não está apenas se enchendo de comida, você está saboreando a comida.
Corpo, mente, alma, tudo está em sintonia enquanto você está comendo e existe uma harmonia, um ritmo profundo, em todas as três camadas do seu ser.
Então o ato de comer transforma-se numa meditação, caminhar transforma-se numa meditação, cortar lenha transforma-se numa meditação, carregar água do poço transforma-se em meditação, cozinhar transforma-se em meditação. Pequenas coisas são transformadas: elas passam a ser atos luminosos.
Osho, em "Consciência - A Chave Para Viver em Equilíbrio"
Publicado no blog palavras de Osho