Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

17 de março de 2012

Curtas do dia

"Se alguém pudesse perceber plenamente as implicações surpreendentes dos estados de sonho e sono, não poderia se tornar ou continuar materialista, pois perceberia que existe algo dentro de si capaz de anunciar um fato de sua experiência mas que, apesar disso, está fora de sua experiência consciente. Esse fato é o sono profundo; esse “algo” é o elemento testemunha, a alma."
Paul Brunton

"A educação, por conseguinte, não é apenas uma questão de se passar nuns poucos exames, mas de se ser capaz de pensar nos problemas da vida; só assim a vossa mente não se tornará mecânica, tradicionalista; será uma mente criadora, e não vos sujeitareis apenas a ajustar-vos a sociedade, mas quebrareis todos os seus vínculos, para criardes coisas novas, fora dela - não as inovações dos socialistas, dos comunistas, dos congressistas, mas coisas completamente originais. Esta é que é a verdadeira revolução. É este, afinal de contas, o verdadeiro sentido da educação - isto é, fazer-vos crescer em liberdade e tornar-vos capazes de criar um mundo novo. Os mais velhos não criaram um mundo belo; eles encheram o mundo de desordem e confusão."
Krishnamurti - Debates sobre educação com alunos e professores em Banares Índia

"Buscai a verdade no interior da vida. Deixai a procura de comprovações para os incrédulos."
Trigueirinho

"No fim das contas, você sabe que não há pecado, não há culpa, nem retribuição, há apenas vida, nas suas transformações sem fim. Com a dissolução do 'eu' pessoal, o sofrimento pessoal desaparece. O que permanece é a grande tristeza da compaixão, o horror da dor desnecessária."
Nisargadatta Maharaj
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!