Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

28 de março de 2012

Curtas do dia

"Este é o ponto central do assunto. Enquanto você acreditar que apenas o mundo externo é real, você continua seu escravo."
Nisargadatta Maharaj

"A grande iluminação em si é repentina, mas o processo para atingi-la é uma tarefa tão complexa que só pode ser levada a cabo em estágios sucessivos, pois as obstruções a serem clareadas no caminho são pesadas e numerosas…"
Paul Brunton

"Que caminhem os que podem prosseguir. Que se doem os que sabem amar. Não percais um instante sequer. O inimigo não se distrai."
Trigueirinho

"Temos de compreender muito claramente esta ideia de que através de um método, de um sistema, ou do ajustamento a certo padrão ou tradição, a mente é capaz de descobrir essa Realidade. Podemos ver como isso é absurdo, seja importado do Oriente ou inventado aqui no Ocidente. Método implica conformismo, repetição; sugere que alguém alcançou uma certa "iluminação", que manda: "Faz isto, não faças Aquilo". E nós, que estamos ansiosos por atingir essa Realidade, seguimos, conformamo-nos, obedecemos, praticamos aquilo que nos disseram, dia após dia, como se fôssemos máquinas. Uma mente embotada e insensível, que não é muito inteligente, é capaz de praticar um método tempo sem fim; vai-se tornando cada vez mais insensível, estupidificada. Terá a sua própria "experiência" dentro dos limites do seu próprio condicionamento."
Krishnamurti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!