Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

20 de março de 2012

Viver com medo


Eu sinto que o viver com medo, de qualquer espécie que ele seja, é - se posso empregar o termo - coisa má. Viver com medo é coisa má, porque gera ódio, desfigura o pensar e perverte toda a vossa vida. Portanto, é absolutamente necessário que o homem religioso seja completamente livre do medo, tanto exterior como interiormente. Não me refiro à reação espontânea do corpo físico, para proteger-se, que é natural. É normal, ao verdes uma serpente, dardes um salto - isto é, simplesmente, um instinto físico autoprotetório, e seria anormal  não ter tal reação. Mas o desejo, de se estar em segurança, interiormente, psicologicamente, em qualquer nível do próprio ser, gera medo. Podemos ver em toda a parte os efeitos do medo e compreender, assim, quanto é importante que a mente não seja, em tempo algum, um "terreno de cultura do medo".

Se estivestes escutando atentamente o que aqui se disse nesta manhã, tereis visto que o medo nunca se acha no presente, porém sempre no futuro; ele é provocado pelo pensamento, pelo pensar no que poderá acontecer amanhã ou daqui a um minuto. Assim, o medo, o pensamento e o tempo são companheiros; e, para se compreender e transcender o medo, é necessário a compreensão do pensamento e do tempo. Todo pensar comparativo deve cessar; toda ideia de esforço - que envolve competição, ambição, adoração do êxito, luta por tornar-se alguém - deve acabar. E, uma vez compreendido todo esse processo, não há conflito nenhum, há? Por conseguinte, a mente já não se acha num estado de deterioração, já que é capaz de enfrentar o medo e não é "terreno de cultura do medo"; Ora, esse estado livre do medo é absolutamente necessário, para que se possa compreender o que é criação.

Krishnamurti - A mente sem medo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!