Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

14 de março de 2012

Caleidoscópio Ecológico

Ironicamente, cometemos injustiça ao taxarmos a civilização moderna como antiecológica. Esta mesma civilização nos lembra, diariamente, de nossa semelhança com os peixinhos do mar – pois somos tratados como sardinhas pelos meios de transporte público e particular (vide a fila de latas motorizadas no trânsito) –; somos lembrados de nossa semelhança com as aves do céu, ou, melhor, com os insetos do céu – pois somos tratados como moscas a espantar nas repartições públicas ou no sistema judiciário –; lembrados de nossa semelhança com os animais que andam sobre a terra – ao sermos tratados como burros de carga no trabalho ou como rebanhos a abater nos hospitais e consultórios –; e, para fechar o ciclo de todos os departamentos ecológicos, somos lembrados de nossa semelhança com as matas e a flora – ao sermos tratados como um pomar obrigado a dar frutos aprazíveis à família e à coletividade. 

Até aqui, ‘nada de novo no front’, pois estas evidências já estão surradas de tão batidas.

O novo está na deliberação em COMO nos posicionamos diante disso: se como parte deste caos ou à parte dele.

Ninguém, em sã consciência, delibera tomar parte neste caos, de onde podemos concluir que quem toma para si o partido deste caos está com a sua consciência comprometida. Pouco importa se este comprometimento envolve alguma ideia – errônea – de desenvolvimento. O fato primordial é que a integridade da consciência, a natureza íntegra do Ser, fica seriamente comprometida.

Desenvolver-se implica em integrar-se, em favorecer um estado íntegro com a totalidade da natureza humana da qual somos espécimes vivos, da qual ocupamos o topo da cadeia biológica alimentar, o topo no entrelaçamento das manifestações ecológicas departamentalizadas.

Inserimos a abrangência de qualquer ordem macrocósmica nas manifestações microcósmicas de nossa natureza individual na proporção exata em que nos permitimos fluir – feito água cristalina – através das realidades circunstanciais do nosso dia-a-dia. Fluir... sem as convulsões ditadas pelo movimento brusco das placas que compõem o leito destas águas. Do contrário, a impotência será bem mais do que uma simples sensação passageira.

Ainda que se produzam entraves no percurso destas águas, formados de entulhos acumulados pela adesão ao caos, ainda que haja abstenção da qualidade cristalina, nada conseguirá deter a fluência destas águas cujo represamento resultará, apenas, no aumento de sua energia potencial.

LibaN RaaCh 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!