Para a maioria de nós, a educação consiste em ensinar o que pensar. Dizem-vos o que deveis pensar. Diz vossa sociedade, dizem-no os vossos pais, vossos vizinhos, vossos livros, vossos mestres. A máquina que nos ensina o que pensar é o que chamamos educação, e essa educação apenas torna os indivíduos mecânicos, embotados, estúpidos, estéreis. Mas se souberdes como pensar, e não o que deveis pensar, não sereis então entes mecanizados, escravos da tradição, mas seres humanos cheios de vitalidade; podereis ser grandes revolucionários - não no estúpido sentido de matar gente, para se galgar um posto melhor ou impor uma determinada idéia, mas promovendo a revolução que ensina a pensar corretamente. Esta revolução é de suma importância. Entretanto, enquanto estamos na escola, nunca se faz nada nesse sentido. Os próprios mestres não sabem fazê-lo. Só nos ensinam a ler ou indicam o que devemos ler, corrigem-nos o inglês ou os nossos exercícios matemáticos. É só isso que os interessa; e ao cabo de cinco ou dez anos, somos jogados nesta vida de que não sabemos coisa alguma. Ninguém nos falou a respeito dela; ou, se isso se fez, foi para impelir-nos em certas direções, fazer-nos socialistas, comunistas, congressistas, etc.; nunca se nos ensina ou ajuda a compreender e a resolver os problemas da vida, não, num dado momento ou período de anos, mas durante todo o tempo - e esta é que é a verdadeira educação, não achais? Afinal, numa escola como esta, tal é a tarefa que nos incumbe, isto é, não só preparar-vos para passardes em alguns detestáveis exames, mas preparar-vos também para enfrentardes a vida, depois que sairdes daqui, tornando-vos entes humanos inteligentes, e não meros autômatos - hinduístas, muçulmanos, comunistas ou coisa que o valha.
Krishnamurti
Se buscais a Luz, entregai-vos a ela. Não vos iludais – é preciso firmeza e fidelidade.
Trigueirinho
A totalidade da experiência consciente é a natureza. Como um Eu consciente, você é parte da natureza. Como Consciência [estado de estar-se ciente], você está além. Ver a natureza como mera consciência é Consciência (Consciência-em-si). Há níveis na consciência, mas não na Consciência. Ela (a Consciência) é um bloco só, homogêneo. Seu reflexo na mente é Amor e compreensão. Há níveis de clareza na compreensão, e de intensidade no Amor, mas não na sua fonte. A fonte é simples e única, mas suas dádivas são infinitas. Apenas não tome as dádivas pela fonte. Compreenda que você é a fonte, e não o rio, isso é tudo. Claro, você é o rio também. Como um 'Eu sou', você é o rio, fluindo entre as margens do corpo. Mas você é também a fonte, o oceano e as nuvens no céu. Onde quer que haja vida e consciência, você É. Menor que o menor, maior que o maior, você É, enquanto tudo o mais apenas aparece.
Nisargadatta Maharaj
Como o homem pode expressar-se plenamente a não ser que se desenvolva plenamente? A evolução espiritual que exige que ele abandone o ego corre em paralelo com a evolução mental que o obriga a aperfeiçoá-lo.
Paul Brunton