Capítulo III
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O SIGNIFICADO DO MISTICISMO (enxertos)
Um devoto pediu ao Maharshi a Graça, e quando este lhe respondeu: "Você já a tem" — sentiu a pulsação no centro do peito como um leve aperto; sentiu-se muito feliz e extraordinariamente tranquilo. Depois perguntou a Maharshi sobre o ocorrido. Maharshi virou-se para ele e disse: "Mantenha essa sensação firme quando sua mente estiver distraída. Não há mais necessidade para você repetir seu mantra". A isso dão o nome Sphurana (a primeira vibração-do-‘Eu’). O mesmo se sente em várias ocasiões, tais como na excitação pelo medo, etc. Isto realmente está sempre ai, sentido no centro do coração. Tem ligação com causas anteriores e geralmente é confundido com o corpo. Isso é realmente único e puro; isso é SER. Se a mente fosse naquilo fixada e os sentidos do homem estivessem naquilo contínua e instintivamente, a realização adviria. Agora é um estado que antecipa a realização...
Esse Coração não deve ser considerado como se fosse de carne. Aliás, isso não importa, pois, nós não nos referimos a nenhuma outra coisa que não seja o SER. Quanto a este, certamente O temos dentro de nós; não há dúvidas nem discussões...
Não se deixe ficar desatento. Indague quem está distraído. Isso não o magoará depois de um pouco de prática... Procure fazê-lo e não achará isso tão difícil... Esta Corrente-Vida é o que nós somos.
A meditação está reduzida a um só pensamento. Este único pensamento impede os outros pensamentos de surgirem. A mente desatenta demonstra fraqueza. Pela constante meditação, a mente se fortalece, isto é, livra-se da fraqueza dos pensamentos dispersos.
PB: Como desenraigar a idéia do sexo?
Ramana: Desenraigando a idéia errada do corpo, tornando-se o SER. Não há sexo no SER. Seja verdadeiro SER. Então, não será perturbado a respeito do sexo.
PB: Pode o jejum curar o sexo?
Ramana: Sim. Embora temporariamente. O jejum mental é verdadeira ajuda. Jejum em si não é o fim. Deve acompanhá-lo o desenvolvimento espiritual lado a lado. O jejum torna a mente fraca demais. Você não poderá prover-se de energia suficiente para a busca espiritual. A busca espiritual deve prosseguir sem falhas através do jejum, se é para o benefício espiritual dela...
PB: É melhor para a busca da salvação estar casado ou solteiro?
Ramana: O que você achar melhor. Não há diferença.
Os pensamentos têm que cessar e o razoamento desaparecer. A faculdade de sentir é o principal fator na meditação e não de razoar. O sentimento vem do lado direito do peito, e não na cabeça, isso porque ali está a sede do Coração. Mantenha-O firme!
Você deve sua experiência presente de ausência dos pensamentos à influência da atmosfera ai reinante. Poderia ter a mesma experiência longe desse ambiente? Contraia-se essa atmosfera intermitente. Até que se torne permanente, a prática é necessária. Mas, depois de se ter conscientizado estar por dentro da Verdade, não haverá mais mister de prática, que se esgota naturalmente.
PB: A meditação é analítica ou sintética?
Ramana: A análise e a síntese pertencem à região do intelecto. O SER transcende o intelecto.
Que é meditação? Simplesmente pensar sobre uma coisa. Assim, estando em meditação, procure mantê-la num só pensamento, e todos os outros pensamentos gradativamente vão esvanecer-se. Eles podem permanecer ainda por algum tempo, mas, se você resolutamente se mantiver num só pensamento, eles não vão perturbá-lo mais. Nossa mente é fraca por índole, incapaz de concentrar-se. Precisamos fazer com que a mente se fortaleça a fim de poder ficar concentrada num só pensamento.
PB: Porque é tão difícil praticar a meditação e conquistar a mente?
Ramana: Por causa de passados Vasanas (tendências subconscientes do caráter, condicionamentos) que prevalecem. Contudo, devemos prosseguir tentando.
A ausência de operações mentais é Solidão.
Aqueles que tomam bebidas alcoólicas ou cheiram ópio, inconscientemente procuram o gozo de bem-aventurança, descuidando do SER real. Acabam eles por se iniciar nesse gozo através de drogas, no entanto, depois de retomarem forçosamente seu estado normal, o desejo ardente torna-se cada vez mais forte, até que novamente sucumbem e tornam-se viciados crônicos e escravos. Para todas essas artificiais ascensões deve haver uma queda.
Se a mente fosse subjugada, cada coisa teria sido conquistada. Onde está a renúncia? Não está longe de nós. Está aqui (apontando para o coração) Onde está a solidão? Na mente. Devemos descobrir essas coisas em nós mesmos. O Reino do Céu deve ser encontrado dentro de nós...
Mergulhe completamente dentro de si. Ninguém o impedirá disso. Pensar em obstáculos gera um sério obstáculo.
Todos nós temos de voltar à nossa Fonte de origem. Todo ser humano está procurando sua Fonte e um dia deve chegar a encontrá-la. Viemos de Dentro, andamos fora, e agora devemos voltar para Dentro. Que é meditação? É o nosso real estado de ser. Nós mesmos o temos encoberto de pensamentos e paixões. Para descobrir-nos e livrar-nos destes, temos de concentrar-nos num só pensamento — SER.
Quando silêncio é necessário? Isto é apenas um dos apoios que auxilia a realização. Uma vez que a realização esteja plena, a prática do silêncio pode ser deixada de lado, por ter cumprido sua finalidade. O próprio silêncio é a realização. Os Mounis consideram a fala como puro esbanjamento de energia, cuja corrente eles dirigem imediatamente para dentro do SER...
PB: Como o Senhor pode dizer estar o coração do lado direito, enquanto que os anatomistas afirmam estar ele do lado esquerdo do peito?
Ramana: É quase correto. Que o órgão físico seja do lado esquerdo, é indiscutível, porém, o Coração de que eu falo fica do lado direito. É a minha experiência. Não se requer autoridade... O Cosmo inteiro está sendo junto ligado a um pontinho no Coração. Uma abertura no Coração, que sempre fica fechada, se abre através da investigação sobre o SER. Disso resulta "EU-EU Consciência", a mesma que no Samadhi (meditação completa).
PB: Como pode o Todo Imanente Deus residir no Coração?
Ramana: E você não reside nalgum lugar? Não diz que está no seu corpo? De modo semelhante, Deus, dizem, mora no Coração. O Coração não é um lugar. Algum nome deve ser dado à moradia de Deus em razão de pensarmos que somos o corpo. Esse gênero de ensino tem significado somente para quem aprecia o conhecimento relativo. Deus, sendo Imanente em toda parte, não tem lugar específico para Sua morada. Por pensarmos estar no corpo, também acreditamos que nascemos. Entretanto, não pensamos no corpo, em Deus ou em nosso método de realização quando estamos dormindo profundamente. E mais, quando estamos acordados, tomamos posse do corpo e pensamos que nele estamos. Paramatma é isso de que o corpo nasce, em que ele vive e dentro do qual ele se dissolve. Nós, todavia, pensamos que residimos no corpo. Assim sendo, haverá quem ensine tais coisas daí por diante? O significado do ensino é o seguinte: "Olhe para dentro". O "Coração" não é fictício. A meditação não deve ser mantida nem à direita nem a esquerda e sim, unicamente no SER. Cada um sabe "eu sou". Que é esse "eu"? Tampouco seria fora ou dentro, nem à direita nem à esquerda. Esse "eu sou" é tudo. O Coração é o ponto central do qual surgem todas as coisas. Por isso é que você vê o mundo, o corpo, etc., dizem haver aí um centro a que chama Coração. Mas, quando realmente queremos Nele estar, percebemos que o Coração não é nem o centro, nem a circunferência, mais nada havendo então.
O que você é? O corpo? Não. Você é pura Consciência. O isolamento significa permanência no SER, nada mais. Isto não é absolutamente deixar um ambiente circundante para estar envolvido noutro, nem tampouco significa deixar o mundo concreto a fim de atolar-se em mundo mental. O nascimento do filho e a sua morte, etc., também estão no SER. Não há questão de compatibilidade.
Um esquilo agitado estava esperando oportunidade para dar o fora, correndo da sala. Maharshi reparou e disse: "todos desejam sair apressadamente, não havendo limite para se ver fora. Contudo, a Felicidade está dentro de nós e não fora".
A ausência de operações mentais é Solidão.
Aqueles que tomam bebidas alcoólicas ou cheiram ópio, inconscientemente procuram o gozo de bem-aventurança, descuidando do SER real. Acabam eles por se iniciar nesse gozo através de drogas, no entanto, depois de retomarem forçosamente seu estado normal, o desejo ardente torna-se cada vez mais forte, até que novamente sucumbem e tornam-se viciados crônicos e escravos. Para todas essas artificiais ascensões deve haver uma queda.
Se a mente fosse subjugada, cada coisa teria sido conquistada. Onde está a renúncia? Não está longe de nós. Está aqui (apontando para o coração) Onde está a solidão? Na mente. Devemos descobrir essas coisas em nós mesmos. O Reino do Céu deve ser encontrado dentro de nós...
Mergulhe completamente dentro de si. Ninguém o impedirá disso. Pensar em obstáculos gera um sério obstáculo.
Todos nós temos de voltar à nossa Fonte de origem. Todo ser humano está procurando sua Fonte e um dia deve chegar a encontrá-la. Viemos de Dentro, andamos fora, e agora devemos voltar para Dentro. Que é meditação? É o nosso real estado de ser. Nós mesmos o temos encoberto de pensamentos e paixões. Para descobrir-nos e livrar-nos destes, temos de concentrar-nos num só pensamento — SER.
Quando silêncio é necessário? Isto é apenas um dos apoios que auxilia a realização. Uma vez que a realização esteja plena, a prática do silêncio pode ser deixada de lado, por ter cumprido sua finalidade. O próprio silêncio é a realização. Os Mounis consideram a fala como puro esbanjamento de energia, cuja corrente eles dirigem imediatamente para dentro do SER...
PB: Como o Senhor pode dizer estar o coração do lado direito, enquanto que os anatomistas afirmam estar ele do lado esquerdo do peito?
Ramana: É quase correto. Que o órgão físico seja do lado esquerdo, é indiscutível, porém, o Coração de que eu falo fica do lado direito. É a minha experiência. Não se requer autoridade... O Cosmo inteiro está sendo junto ligado a um pontinho no Coração. Uma abertura no Coração, que sempre fica fechada, se abre através da investigação sobre o SER. Disso resulta "EU-EU Consciência", a mesma que no Samadhi (meditação completa).
PB: Como pode o Todo Imanente Deus residir no Coração?
Ramana: E você não reside nalgum lugar? Não diz que está no seu corpo? De modo semelhante, Deus, dizem, mora no Coração. O Coração não é um lugar. Algum nome deve ser dado à moradia de Deus em razão de pensarmos que somos o corpo. Esse gênero de ensino tem significado somente para quem aprecia o conhecimento relativo. Deus, sendo Imanente em toda parte, não tem lugar específico para Sua morada. Por pensarmos estar no corpo, também acreditamos que nascemos. Entretanto, não pensamos no corpo, em Deus ou em nosso método de realização quando estamos dormindo profundamente. E mais, quando estamos acordados, tomamos posse do corpo e pensamos que nele estamos. Paramatma é isso de que o corpo nasce, em que ele vive e dentro do qual ele se dissolve. Nós, todavia, pensamos que residimos no corpo. Assim sendo, haverá quem ensine tais coisas daí por diante? O significado do ensino é o seguinte: "Olhe para dentro". O "Coração" não é fictício. A meditação não deve ser mantida nem à direita nem a esquerda e sim, unicamente no SER. Cada um sabe "eu sou". Que é esse "eu"? Tampouco seria fora ou dentro, nem à direita nem à esquerda. Esse "eu sou" é tudo. O Coração é o ponto central do qual surgem todas as coisas. Por isso é que você vê o mundo, o corpo, etc., dizem haver aí um centro a que chama Coração. Mas, quando realmente queremos Nele estar, percebemos que o Coração não é nem o centro, nem a circunferência, mais nada havendo então.
O que você é? O corpo? Não. Você é pura Consciência. O isolamento significa permanência no SER, nada mais. Isto não é absolutamente deixar um ambiente circundante para estar envolvido noutro, nem tampouco significa deixar o mundo concreto a fim de atolar-se em mundo mental. O nascimento do filho e a sua morte, etc., também estão no SER. Não há questão de compatibilidade.
Um esquilo agitado estava esperando oportunidade para dar o fora, correndo da sala. Maharshi reparou e disse: "todos desejam sair apressadamente, não havendo limite para se ver fora. Contudo, a Felicidade está dentro de nós e não fora".
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Palavras de Ramana Maharshi dirigidas à Paul Brunton, extraídas do livro "IMORTALIDADE CONSCIENTE" - Paul Brunton - Editora EDC