Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

7 de março de 2012

Imortalidade Consciente - Você é um SER espiritual. Seja ISSO!

Paul Brunton: De que modo devo buscar o SER?

Ramana: Não se há de buscar o SER. Se o SER devesse ser buscado, significaria que Ele não está aqui e agora, mas teria que ser adquirido de novo. O que é adquirido outra vez, também poderá ser perdido. Assim, desse modo, será impermanente. O que é impermanente, não merece esforço para ser conquistado. Assim, eu digo, o SER não é para ser procurado. Você é o SER! Você já é ISSO. O fato é que você ignora seu estado de beatitude. A ignorância sobrevém e põe um véu em cima do puro gozo. Os esforços estão sendo dirigidos exclusivamente à remoção da ignorância. Esta ignorância é apenas o conhecimento errôneo. O errado reside na falsa identificação do SER com o corpo, a mente, etc. A falsa identidade deve desaparecer pela indagação sobre o SER, para que Este apareça.

Ele é além da dualidade. Estando UM, forçosamente aí será também dois. Sem um, não há outros números. A Verdade não é nem uma nem duas. É como ela é. 

Seja sempre ponderado e sinta dentro de si o SER Real. Seja ISSO. Esteja intimamente ligado a Ele! Esteja constante em Vichara (despertar para a consciência primordial ou consciência na sua origem), mantendo-o, até que pegue o SER e encontre a felicidade eterna.  

Paul Brunton: Como se libertar da ilusão?

Ramana: Não se preocupe com a conquista da ilusão. Fique no seu verdadeiro estado e a ilusão vai desaparecer por si própria. Se você tentar conquistar a ilusão, esta o levará a passar muitas dificuldades. 

Simplesmente seja! Se ainda tem conservado alguns estranhos pensamentos, descubra quem os tem. Mas, de qualquer modo, quer você pense que seja o Rela SER, quer não, você é sempre ISSO. Para tão simples coisa, patente como auto-realização, há tamanha dificuldade, tanta aflição e tantos Yogas! Por quê? Você é o Real SER. Como poderia ser diferente d'ISSO?

PB: Somos ignorantes. Ensine-nos o Caminho para atravessar o oceano da ilusão.

Ramana: Você disse saber que é ignorante. Deveras! Você é sabedor de tudo. E ainda diz que não sabe. Se tivermos o conhecimento de UM, saberemos de todos os inúmeros deuses. 

A consciência do SER é estado normal, enquanto que a nossa dificuldade presente é o estado anormal. Imaginamos que temos de desenvolver-nos ao estado perfeito, quando já nele estamos agora; apenas temo-lo encoberto com acréscimos de coisas externas e pensamentos. A gente fala para atingir a superconsciência. É errado. SER é a nossa consciência normal. Imaginamos que devemos nos desenvolver a fim de alcançá-la, mas estamos nela o tempo todo, somente a nossa atenção está afastada disso, voltada ao intelecto e aos objetos.

Nada que tenha de ser alcançado é Verdade, não é a Realidade. Já somos a Realidade, a Verdade.

Cheguei aqui sem saber por que; eu estava literalmente "encantado" por aqui. Mas quando alguém realiza o Observador, não há mais nada a ser visto, nem outro lugar a visitar. Observador, objeto observado e o ato de olhar, tudo isso agora mergulhou no UM — a essência de tudo. 

O estado de Realização é como uma reta da estrada preferencial. O intelecto e os sentidos são uma selva. Todos estamos conjecturando como sair da selva. Difícil se torna chegar à estrada principal, quando estamos perdidos na selva. No entanto, uma vez chegando na estrada, a caminhada é fácil e não exige esforços. E por isso afirmo que a conscientização de que somos o SER é fácil. 

PB: E quanto à criatura sentada em silêncio, meditando no SER e cujo poder é capaz de influenciar outrem, conforme o Senhor falou, estas Forças são mesmo capazes de transcender as paixões e assentar os excitados pensamentos da maioria das pessoas? 

Ramana: Sim. É o Alto Poder que transcende tudo mais. 

Não há sequencia de tempo dentro do verdadeiro desenvolvimento espiritual. Você é espiritual aqui e agora. Não se engane a si mesmo, não se deixe apanhar na armadilha mental de planos, grais de evolução, estados de ser, etc. Não se deixe afagar com esses falsos e limitados informes! Você é um SER espiritual. Seja ISSO!

Essa idéia de que você deve ENCONTRAR a si próprio é uma idéia absurda. O que há aí para se encontrar? De acordo com isto, deduzimos que haja duas pessoas — uma procurando a outra. Embora você seja o verdadeiro SER, identifica-se erroneamente com o ego e o corpo. 

Falamos em alcançar o SER, em buscar Deus com o tempo. Não há nada aí para se encontrar, pois, já somos AUTO-EXUSTENTES. Nem haverá tempo algum em que possamos estar mais perto de Deus que agora. Agora e sempre somos o Bem-Aventurado, o Auto-Existente, o Infinito SER. Nossa consciência continua sendo inquebrantável e eterna. Tudo mais é ilusão, auto-hipnose que faz com que imaginemos que agora somos diferentes. Desipnotize-se! É o ego que engana a si mesmo de que haja dois seres: um de que estamos cônscios agora (a pessoa) e outro, o superior, o Divino do qual um dia nos tornaremos cônscios. É falso. Há somente um SER e é plenamente consciente agora e sempre. Para Ele não existe nem passado, nem presente, nem futuro, porque É além do Tempo.

Sem o Infinito Poder, Deus, o verdadeiro SER, esse incenso não se queimará, este mundo não existirá. Esse SER está em todas as formas. Só ele faz com que estas sejam reais. Desde então, o Homem Iluminado se encontra nos outros, por ter finalmente encontrado a Unidade, e não mais percebe a pluralidade.

O Universo existe dentro do SER. Não é apenas por isso que é Real, mas porque recebe essa realidade do SER. Chamam-no de irreal para indicar sua aparência transitória, suas transformações e formas passageiras; ao passo que chamamos o SER - Real, porque Ele é imutável.

Depois da realização, o corpo e tudo o mais não irão aparecer diferente do SER.

O conhecimento subentende algum resultado das impressões deixadas na consciência da pessoa.

Deus, o Criador — Deus Pessoa é a última das formas irreais para esvanecer, visto que só o Absoluto SER é Real. Daí em diante, não somente o mundo, não somente o ego, mas inclusive Deus Pessoal, são de irrealidade. Cabe a nós encontrar o Absoluto — nada menos.

Enquanto os homens considerarem a si mesmos como corpos, ignorando a sua verdadeira natureza como Espírito dentro deles, naturalmente cairão no erro em considerar Deus Supremo como tendo forma. A Realização cura ambos.

PB: O Absoluto conhece a si mesmo?

Ramana: O Sempre Consciente está além do conhecimento e da ignorância; sua pergunta subentende sujeito e objeto, mas o Absoluto está além de ambos. Ele é o próprio Conhecimento.


 *
*  * 
Palavras de Ramana Maharshi dirigidas à Paul Brunton, extraídas do livro "IMORTALIDADE CONSCIENTE" - Paul Brunton - Editora EDC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!