Aviso aos navegantes

Este blog é apenas uma voz que clama no deserto deste mundo dolorosamente atribulado; há outros e em muitos países. Sua mensagem é simples, porém sutil. É uma espécie de flecha literária lançada ao acaso, mas é guiada por mãos superiores às nossas. À você cabe saber separar o joio do trigo...

3 de março de 2012

Enraizado

Se você estiver enraizado no amor, você estará enraizado. Não existe outra maneira de se enraizar.

Você pode ter dinheiro, pode ter uma casa, pode ter segurança, pode ter uma boa conta bancária, mas essas coisas não lhe darão enraizamento. São apenas substitutos, pobres substitutos para o amor.

Elas podem aumentar ainda mais a sua ansiedade, porque, uma vez que tenha segurança física – dinheiro, status social -, você fica cada vez com mais medo de que essas coisas possam ser tiradas de você.

Ou você fica preocupado em ter cada vez mais dessas coisas, porque o descontentamento não conhece limite. E a sua necessidade básica era estar enraizado.

O amor é a terra onde precisamos nos enraizar. Assim como as árvores estão enraizadas na terra, os seres humanos estão enraizados no amor.

Nossas raízes são invisíveis; portanto, qualquer coisa visível não irá ajudar. O dinheiro é muito visível, uma casa é muito visível, o status social é muito visível, mas somos árvores com raízes invisíveis.

Você terá de encontrar alguma terra invisível – chame-a de amor, de divindade, de prece -, mas será algo assim, algo invisível, intangível, impalpável, misterioso. Você não poderá se apoderar dele. Pelo contrário, você precisará permitir que ele se apodere de você.

Osho, em "Osho Todos os Dias"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Que bom que você chegou! Junte-se à nós!