Capítulo V
__________________________
O INTELECTO
Dúvida ou incerteza dizem respeito à mente ou ao intelecto. Dentro de ambos não há lugar para a perfeição semelhante à Realização. O orgulho do conhecimento e o desejo de aplausos aí estão condenados, embora não o esteja o conhecimento em si. A educação e o conhecimento levam à busca da Verdade e a humildade é apreciada.
Paul Brunton: Então, todo o nosso progresso intelectual não vale nada?
Ramana: O intelecto de quem está progredindo? Procure descobri-lo.
PB: Quais são os obstáculos que impedem a conscientização da Realidade?
Ramana: A memória, a importância, o hábito de formular conceitos e as acumuladas tendências (condicionamentos).
PB: Como ficar livre desses obstáculos?
Ramana: Descubra o SER através da meditação feita desta maneira: procure levar de volta cada pensamento que surge, à sua origem, que é a mente, nunca deixe a mente vadiar à toa, pois, se o fizer, não haverá fim nisso; leve os pensamentos de volta à fonte deles que é a mente, e eles — os pensamentos e a mente — morrerão de inanição; porque só o pensamento sustenta a mente, trazendo-a quase morta; retrocedendo o pensamento, a mente também morrerá, tão rápido quanto a dúvida e o desânimo se levantarem. Então, pergunte a si próprio: "De quem é a dúvida? Que é que está desanimado?" Acabe uma vez por todas com essas coisas, até que nenhum pensamento sobre, à exceção da fonte.
Viva só no presente!
PB: De que maneira posso desenvolver-me?
Ramana: Por que aparar o ego? É exatamente isso que ele quer: vir-a-ser o centro da atenção.
*
* *
Palavras de Ramana Maharshi dirigidas à Paul Brunton, extraídas do livro "IMORTALIDADE CONSCIENTE" - Paul Brunton - Editora EDC